terça-feira, 1 de agosto de 2023

Refletindo com o padre Zezinho:

PUDIM E CHOCOLATE DEMAIS …

Pe Zezinho scj |||||||||||||||||||||||||||||||

__________________________

Diga a um menino que ele deve comer menos chocolate, pudim ou sorvete e mais brócolis e frutas! Ele não vai gostar. É menino e ainda não entendeu o suficiente a importância de uma refeição balanceada.

Se a mãe deixa que ele coma só o que quer , em pouco tempo vai ter problemas digestivos! Vai entender quando for à escola! Ao ver seus colegas comendo o almoço da escola e cheio de legumes, vai aderir. ( Rm 14,2) O grupo tem enorme influência no gosto de um menino!

Acontece o mesmo na fé. Se os dirigentes não insistem em estudo e leituras da fé, o grupo vai fazer o que gosta e não o que deve. Foi São Paulo que falou do leitinho da fé e do alimento mais sólido para quem cresceu. (1 Cor 3, 1-3)

****

Quando a gente não cresceu no conhecimento sobre Deus, a tendência é achar que não há nada de errado em orar, adorar e louvar oito horas por dia no domingo.

Se gostamos de louvar, cantar, ajoelhar-nos perante o Santíssimo, e se isto faz bem à nossa alma, a tendência é brigarmos com o padre que nos recomenda moderação e nos manda estudar mais a nossa fé .

Moderar por quê, se faz 30 a 40 anos que sua família frequenta estas tardes de adoração? O que há de errado em louvar a tarde inteira? Outras pessoas vão a carnaval, praias, programas de auditório. Se elas fazem o que gostam, por que razão criticar o católico que faz o que gosta?

***

Um internauta católico reagiu aos meus escritos dizendo que Nossa Senhora nunca apareceu a doutores e teólogos e que, ao contrário, ela apareceu a índios, crianças, moças simples, e que em Aparecida ela deu sinais a pescadores .

O internauta, que pelo jeito lê pouco, esqueceu que Jesus chamou alguns discípulos que sabiam ler. Por exemplo Levi ou Mateus. E já no céu, converteu para ser um apóstolo, o inteligentíssimo e letrado Paulo. E então? Pois é! Jesus não chamou apenas os analfabetos.

Mais ainda: os autores da Bíblia e dos profetas sabiam ler e tinham razoáveis conhecimento das culturas do seu tempo. E entendiam de filosofia, História, e cultura geral! Os livros sapienciais são admiráveis compêndios de sabedoria. Aquela gente lia e estudava! Não pensem que há 2 ou 3 mil anos todo mundo era analfabeto. Sabiam ler e escreviam textos profundos.

Quem escreveu os Evangelhos, os Atos e as Epístolas, além de orar, certamente lia as escritura .

Os livros: Marcos, Mateus, Tiago, Lucas , Paulo e João nasceram de uma cabeças cultas.

Portanto, quando algum pregador insiste em mais leitura e mais conhecimento da fé, ele não está desmerecendo quem gosta de louvar. Está apenas lembrando o que está escrito na Bíblia e nos milhares de livros nascidos depois dos apóstolos.

A mensagem da fé católica é clara:

“Queira saber mais sobre Jesus! “ Não fique só na vivência” …

LEIA MAIS, PENSE MAIS E REFLITA MAIS para entender o que vc canta e prega !…

.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário