segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Bela e sábia catequese do padre Zezinho:

O CRISTO QUE PASSA!
Pe. Zezinho scj |||||||||||||||||||||||||
_______________________

Catequese progressiva!

________________________

HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, anos 70 compus uma canção vocacional sobre Zaqueu .

****

A canção dizia:

“Quando Jesus passar

Eu quero estar no meu lugar.

Era a minha espiritualidade reparadora. “Quero estar fazendo o que a Igreja me pedir: aquele sempre será o meu lugar”

****

Um grupo de jovens de outra espiritualidade respondeu:

“Jesus Cristo não vai passar

Porque, porque, porque

ele está dentro do meu coração! 

***

Na época não achei que deveria responder. E não respondi. Respondo agora!

****

Na verdade eu descrevia os vários chamados da fé:

1- no meu telônio,

2- jogando a rede

3- sob a figueira

4- a caminhar

5- buscando água pra minha sede

6- querendo ver meu Senhor passar

7 - O cego sentiu Jesus passar.

8- Zaqueu subiu a uma árvore para ver Jesus que passava.

Jesus passou por muitas aldeias e praças e as pessoas percebiam que ele passava e deixava lembranças, compromissos e sinais. Dali por diante era com o sujeito! A DECISÃO ERA DELE.

“a decisão é tua” “são muitos os convidados” Mas quase ninguém tem tempo …

****

O jovem compositor daquela época não entendera o dinamismo dos vários chamados, das várias místicas e dos vários carismas da IGREJA.

Optou por cantar o que ele sentia. E a canção dele dizia que, para ele, Jesus nunca vai passar.

Não é a realidade. Muitas vezes o sujeito diz que nunca mais deixará Jesus, mas o deixa. Em João 6,64-68 Jesus passou pregando o evangelho e muitos foram embora dele.

Acontece que nenhuma vocação não é estática. Ela vai acontecendo e a gente vai respondendo. Foi o que Moisés ouviu:

-Ehyeh Ascher Eheyeh

-IREI SENDO QUEM SOU PARA VC

-Irei passando e vc me verá de costas. Ex 33,23 Meu rosto vc nunca verá!

*****

A Bíblia diz que Deus passa! Diz que Jesus passava e passa. E, se eu não tomar cuidado, ele passará por mim e eu não perceberei.

Naquela época muitos deixaram de cantar minha canção para cantar a dele. “Jesus nunca vai passar porque eu não deixarei”

É aí que entra o catecismo progressivo! ELE PASSA, sim, e se eu não FOR JUNTO, minha vocação não se concretizará.

O Papa Francisco acaba de confirmar esta catequese:

“IGREJA EM SAÍDA” “Sem acomodações” “Prontos para ir”

“IGREJA A CAMINHO “Corações ardentes; pés a caminho”

E a teologia é: “Se não formos com Ele ficaremos pelo caminho… porque JESUS CONTINUA, procurando a ovelha perdida. Mas ovelhas humanas precisam escolher: ou o colo, ou o ombro ou passo a passo . Colo e ombro? Só para crianças ou os duramente feridos. Os outros têm que caminhar sem coitadismos. ….
.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Ouça a linda música do padre Zezinho:

.............................................................................................................................................................
                                                                                Fonte: youtube.com/watch?v=ISESSeyQSIY

Nenhum comentário:

Postar um comentário