domingo, 8 de setembro de 2019

Reflexão para o mês da Bíblia:

Palavras do Senhor
“Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é a ponte aonde o amor vai e vem...”  Assim diz uma canção antiga, dos meus tempos de grupo de jovens. Assim é há milênios. Nas palavras da Bíblia o Amor “se diz” aos homens e mulheres de todos os tempos.
Mesmo sem o olhar da fé, o texto bíblico transborda sua sabedoria que é sempre lição de vida, lição para a vida. Mas para quem crê, na Bíblia, é o próprio Deus que fala. É o amor que se declara.
Por tudo isso, não somente no mês da Bíblia, celebrado em setembro, mas ao longo da vida de cada dia somos convidados a um encontro com palavras que atravessaram os séculos para chegar hoje, com brilho e frescor de novidade, de boa nova, ao coração dos homens e mulheres de todos os tempos, em todas as circunstâncias.
Para cada momento da vida, a Bíblia tem sempre algo a nos dizer, uma resposta de Deus ao nosso coração:
Se você diz: “Não consigo enxergar uma saída”, Deus responde: “Faça-se a luz!” (Gên 1,3).
Se você cala e pensa: “Não sei o que dizer”, Deus responde: “Não temas, porque estou contigo. Eis que ponho minhas palavras na tua boca”. (Jeremias 1,8-9)
Se você se sentir perdido e desabafar: “Não sei para onde ir”, Deus responde: Eu dirijo teus passos”. (Provérbios 3, 5)
Se as portas parecerem fechadas e você, desanimado, disser: “É impossível...”, Ele responde: “Porque estais com medo? Ainda não tendes fé?” (Marcos 5,40)
Se, aflito, você sussurrar: “Meu coração está frio, insensível...”, Deus responde: “Dar-te-ei um coração novo e incutirei um espírito novo, em ti. Tirarei do teu peito o coração de pedra e te darei um coração de carne, capaz de crer e, portanto, de amar...” (Ezequiel 36,26)
Se ainda assim você concluir: “Eu nada posso fazer...”, Deus responde: “Repita comigo: Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4, 13)
Se, baixando os olhos envergonhado, você balbuciar: “Eu não mereço perdão...”, Ele responde: “Eu te perdoo” (Romanos 8,1)
E se você precisar de uma desculpa, Ele diz: “Ele não sabe o que faz...” (Lucas 23, 34)
Se a insegurança e a incerteza pesarem ainda mais e você confessar: “Tenho medo...”, Deus responde: “Não temas, porque estou contigo” (Isaías 41,10)
Se, exausto pelas lutas da vida, você se entregar dizendo: “Estou muito cansado...”, Ele responde: “Em verdes pastagens eu te farei repousar. Para águas tranquilas te conduzirei e reanimarei a sua vida” (Salmo 23) e “Venha a mim e Eu te farei descansar” (Mateus 11, 28)
Se a solidão for uma sombra sobre seu coração, e você disser: “Ninguém me ama verdadeiramente...”, Ele responde: “Antes de te formar no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia e te amava. Antes que nascesses, Eu te escolhi e consagrei” (Jeremias 1,5) e: “Eu te amo” (João 13, 34)
Se, ainda assim, você insistir: “Mas não sei como seguir...”, Deus responde: “Eu te ensinarei o caminho” (Salmo 32, 8)
E se você perguntar: “Mas onde é o caminho, Senhor?”, Ele responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (João 14, 6)
Assim, quando você quiser saber tudo o que DEUS quer lhe dizer... leia a Bíblia, medite e viva cada uma de suas palavras.
E, se em algum momento, a dúvida te assaltar o espírito, Deus responde: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13, 5) e Ele, olhando bem nos seus olhos, diz num sorriso: “Eis que eu estarei contigo todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28, 20)
Por tudo isso, estas são para nós, hoje e sempre, palavras da Salvação, palavras do Senhor.
................................................................................................................................................
                                                                 Eduardo Machado – Jornal de Opinião – Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário