sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Papa deixa Moçambique

em direção de Madagascar
O Papa deve chegar a Antananarivo por volta das 16h30, hora local. Milhares de pessoas aguardam Francisco pelas ruas da capital do país. O último abraço aos moçambicanos.
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco já deixou Moçambique em direção de Madagascar, próxima etapa da sua 31ª Viagem Apostólica Internacional que o levara ainda a Maurício. O Papa deve chegar a Antananarivo por volta das 16h30, hora local. Milhares de pessoas aguardam Francisco pelas ruas da capital do país.
Na sua despedida dos moçambicanos na final da Santa Missa no estádio Zimpedo nesta manhã, o  abraço ideal do Santo Padre a todo o país:
"Vocês tens muitas razões para esperar. Conservem a esperança e não a deixem roubar. Mantenham-se unidos para que todos os motivos que sustentam esta esperança se reforcem cada vez mais para um futuro de reconciliação e de paz em Moçambique".
O Pontífice também dirigiu um pensamento às populações atingidas pela ciclones recentes: "Agradeço àqueles que não puderam participar por causa dos recentes ciclones. Senti o apoio de todos e digo-lhes: vocês têm muitas razões para esperar”.
Madagascar
O arcebispo de Toamasina, cardeal Désiré Tsarahazana, em vista da chegada do Papa Francisco a Madagascar afirmou que “é uma alegria imensa acolher o Santo Padre em nosso país! O meu país, do qual muitos no mundo sequer conhecem a existência, finalmente se sente apreciado. Nosso Madagascar, por exemplo, encontra-se entre os países mais pobres do mundo, mas paradoxalmente é muito rico. Há produtos minerários, o mar é rico de peixes, a natureza exuberante em todo lugar. Madagascar é o maior produtor mundial de baunilha. Mas é o capital humano que torna essa ilha extraordinária, única no mundo.” O lema da visita a Madagascar é "Semeador de paz e de esperança".
Prevista uma cerimônia de boas-vindas com a acolhida do Papa por parte do Presidente da República e sua esposa. Duas crianças vestidas com trajes tradicionais oferecerão flores a Francisco. Não estão previstos discursos. O Pontífice em seguida se transferirá para a Nunciatura Apostólica onde será recebido por um coro de cinquenta jovens.
............................................................................................................................................................
Assista:
...........................................................................................................................................................
Papa chega em terras malgaxes
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco já está em Madagascar. Após 1.725km percorridos em pouco menos de 3 horas de voo, o B737-752/TM² das Linhas aéreas de Moçambique aterrissou no Aeroporto de Antananarivo pouco antes das 16 horas, horário local.
No aeroporto, o Papa foi acolhido pelo presidente da República, Sr. Andry Rajoelina, acompanhado pela primeira-dama. Crianças com vestes tradicionais ofereceram flores ao Pontífice. Mais de 300 fiéis estavam no aeroporto para acolhida, animados por um coral de adolescentes. Não houve discursos.
Ao lado do mandatário, o Pontífice passou em revista a Guarda de Honra e na sequência apresentadas as delegações. Na Sala VIP do aeroporto o Papa e o presidente conversam por alguns minutos, com ajuda de intérpretes. Do aeroporto Francisco seguiu para a Nunciatura, distante 13,4 km, com parte do trajeto percorrido no papamóvel e o restante em automóvel fechado.
Programação 
O Pontífice cumprirá extensa agenda no sábado e domingo, a começar pelo encontro com as Autoridades na manhã de sábado, seguida pela oração da Hora Média no Mosteiro das Carmelitas Descalças. Na parte da tarde, encontra os bispos de Madagascar e participa da Vigília com os jovens.
Na manhã de domingo, o Santo Padre celebra a Santa Missa e reza o Angelus e na parte da tarde, a aguardada visita à Cidade da Amizade, Akamasoa. Em seguida reza com os trabalhadores e tem um encontro com a Vida Consagrada do país.
Na segunda-feira o Papa viaja cedo para Maurício onde fica até o final do dia, retornando ao anoitecer para Antananarivo. Na manhã de terça-feira, o Papa Francisco retorna a Roma.
Arquidiocese de Antananarivo
A Arquidiocese de Antananarivo foi criada em 28 de outubro de 1989. Tem 12.500 km² d 3.864.120 habitantes, sendo 1.830.875 católicos. Há 87 paróquias, 22 igrejas; 181 sacerdotes diocesanos (10 ordenados no último ano), 213 sacerdotes regulares (15 ordenados no último ano); 137 seminaristas nos cursos de Filosofia e Teologia, 1.065 membros de institutos religiosos masculinos; 1.715 membros de institutos religiosos femininos, 1.948 instituições de ensino, 198 instituições de beneficência. Em 2018 foram realizados 35.606 batizados
O arcebispo de Antananarivo é Dom Odon Marie Arsèn Razanakolona, nascido em Fianarantsoa 24 de maio de 1946; ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1975; nomeado em Ambanja em 28 de novembro de 1998; consagrado bispos em 11 de abril de 1999; promovido em 7 de dezembro de 2005.
............................................................................................................................................................
Assista:

................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário