domingo, 8 de setembro de 2019

Há vinte anos

o Anunciai! informa, forma e evangeliza
Setembro de 1999 - mês da Bíblia, a Palavra de Deus. Côn. Braz Tenório Rocha estava à frente da Paróquia São José. Pe. Paulo Adolfo Simões, o vigário, e este editor, projetamos criar um informativo paroquial. A primeira edição, ainda sem nome específico, apresentava no editorial seu objetivo geral: “Estabelecer um canal de comunicação entre nossa Paróquia São José, em Paraisópolis, e você. Assim estamos cumprindo o grande mandamento de Jesus: ‘Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a humanidade” (Mc 16,15).
Capa da edição deste mês
Da coluna “Fique sabendo” constavam informações sobre o Ano Jubilar do 1 º centenário da Diocese de Pouso Alegre, com um breve histórico e a relação dos santuários da Arquidiocese como locais de peregrinação no ano de 2000. Informava também os 100 anos do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora e discorria sobre as etapas da 6ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral que seria realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 1999.
No nível paroquial, o Informativo discorria sobre a 3ª Semana Catequética e o 2º OVISA, realizados no mês de agosto. Trazia o “Expediente Paroquial”, um artigo do Pe. Paulo Adolfo sobre “Deus Pai”, outro do Prof. Luiz Rosa “Conhecendo a Igreja”. Dr. Celso Augusto Ribeiro de Carvalho apresentava o “Calendário Litúrgico” do mês de setembro e a Profª Zenaide Carvalho, o “Tributo a São Geraldo”. O Informativo trouxe também uma interessante entrevista com o Côn. Braz.
No ano 2000, já sob o paroquiato do Pe. José Setembrino de Melo, o periódico recebeu o nome “Anunciai!” e recebeu novo visual gráfico, aumentou para oito o número de páginas, quatro delas coloridas. E com esse formato, nesses vinte anos, testemunhou fatos importantes da Igreja, Arquidiocese de Pouso Alegre e da Paróquia São José e ofereceu a seus leitores páginas de formação dos papas Bento XVI e Francisco, de bispos, sacerdotes e leigos.
Com informações e artigos, testemunhou a renúncia do atual Papa Emérito e a eleição do primeiro Papa latino-americano, o Cardeal Bergoglio. Informou sobre a nomeação e posse do 4º Bispo Auxiliar de Pouso Alegre, Dom José Francisco Rezende Dias, hoje arcebispo de Niterói (RJ), a renúncia canônica de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.praem, e a nomeação 4º arcebispo de nossa Arquidiocese Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.. Noticiou também com pesar o falecimento de Dom Francisco de Paula Victor, bispo filho de nossa terra. Da mesma forma, continuou durante o pastoreio paroquial do Côn. Braz Tenório Rocha, dos padres José Setembrino de Melo, Vanir Ramos Barbosa e Sebastião Márcio Maciel (párocos) e dos padres Celso Antônio Lélis Diogo, Paulo Adolfo Simões, Cláudio Antônio Braz, Reinaldo dos Santos, João Batista de Godói e Tales Tadeu Ananias.
Apresentou inúmeras reportagens, entre as quais, a Ordenação Presbiteral dos padres filhos de Paraisópolis, Túlio Cintra de Oliveira e Wanderley Félix Teixeira (2000), Omar Aparecido de Siqueira (2005), Ronaldo Rodolfo Ferreira (2007), Benedito Ferreira da Costa e Sebastião Fernandes Daniel (2009) e Benedito Claret Pereira Dias (2016). Trouxe ainda entrevistas com diversos sacerdotes e foi uma das fontes d’O Paraíso de José, de autoria deste editor, publicado pela Editora Santuário (2010). Esses alguns dos inúmeros registros do Anunciai! nesses vinte anos de existência.
Agradecemos aos sacerdotes, leigos e patrocinadores e principalmente à Paróquia São José, que contribuíram com nosso informativo, Que, frente aos desafios de nosso tempo, possamos juntos, por muitos e muitos anos, continuar escrevendo, a história paroquial por meio desse canal de informação e evangelização, nosso querido Anunciai!
................................................................................................................................................
                                                                                                             Luiz Gonzaga da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário