segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Cruz missionária começa a percorrer

as paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre

Em preparação à vivência do mês missionário extraordinário, que será em outubro segundo proclamação do Papa Francisco, teve início no dia 4 de agosto a peregrinação da Cruz missionária pelos setores pastorais da Arquidiocese de Pouso Alegre. A acolhida da Cruz ocorreu no encontro arquidiocesano dos COMIPA`s.  A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão.
Cruz Missionária
1. A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão, da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2. Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3. As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4. A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5. Relíquia de Santa Nazária, fundadora de uma Congregação Missionária feminina na Bolívia.
A cruz missionária neste formato faz memória as missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando nossa espiritualidade da ação missionária.
O Papa Francisco no dia 9 de julho de 2015, em sua visita na Bolívia, abençoou 40 cruzes missionárias neste formato e as entregou para representante dos vinte três países do continente Americano como forma preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) que aconteceu em julho de 2018 em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.
O mês missionário
O Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco, tem por objetivo celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de seu predecessor o papa Bento XV (30 de novembro de 1919), um momento para reavivarmos ainda mais em nossa arquidiocese os valores e os compromissos com a missão. A intenção deste mês é ir além deste mês de outubro, é provocar uma continuidade a esta dimensão, renovar o compromisso missionário da Igreja.
Despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês, que está em sintonia com a exortação apostólica Evangelii Gaudium.
................................................................................................................................................
                                                                                                   Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário