domingo, 23 de setembro de 2018

Reflexão para seu domingo:

O Maior
Jesus abordou os discípulos que discutiam sobre quem seria o maior no reino de Deus. Ele deu a grande lição de Mestre. Lembra que o maior é quem mais serve, colocando-se na humildade de estar em último lugar e com a simplicidade de criança (Cf. Marcos 9,35
A convivência humana é feliz para alguns e não para outros. Isso depende de como a pessoa realiza o projeto de Deus. O apóstolo Tiago fala da inveja e das rivalidades que provocam a má convivência. Quem for capaz de se colocar no caminho da justiça tem condição de vencer as paixões desordenadas e promover a paz. As paixões não bem orientadas para a prática do amor a Deus e ao semelhante provocam conflitos, mortes e toda espécie de confusão, insatisfação e desordem (Cf. Tiago 3.16-4,3).
Dom José Alberto Moura
Estamos numa caminhada social muito conflitante por causa do egoísmo humano e da não prática do altruísmo adequado à promoção do respeito à vida e à dignidade humana. Por interesses mesquinhos uns agridem os outros. Grande forma de agressão é a da corrupção que tem assolado muito a maus políticos, que agem de modo inescrupuloso, conseguindo ganhar a eleição através da compra de votos e exercem seu cargo para roubar. Por isso, quem tem boa consciência cidadã e cristã deve rezar muito e discernir sobre quem tem melhor condição de bom caráter e competência para merecer o voto popular. Ao contrário, continuaremos na mesmice e não consertamos o Brasil.
A humildade é uma virtude que deveria ter toda a pessoa que liderasse em qualquer tipo de serviço ao bem comum. Teríamos mais respeito ao público e boa atuação para o exercício do cargo em bem da sociedade. Humildade é virtude que leva a pessoa a atuar, com a consciência deque ela não é maior do que ninguém e tem a vida e a missão para realizar o bem ao próximo com os talentos recebidos de Deus. A pessoa humilde sabe que vai prestar contas à comunidade e a Deus de sua conduta. Por isso, procura viver com atitude ética, honesta e disponível para servir, mesmo nas críticas, oposições e tentativas de serem corrompidas por outros. Ela sabe que Deus está com ela na sua prática da justiça e solidariedade em relação aos outros, a quem devem servir com amor (Cf. Sabedoria 2,12-20). Seu parâmetro está na consciência bem formada com valores humanos e divinos.
Jesus abordou os discípulos que discutiam sobre quem seria o maior no reino de Deus. Ele deu a grande lição de Mestre. Lembra que o maior é quem mais serve, colocando-se na humildade de estar em último lugar e com a simplicidade de criança (Cf. Marcos 9,35-37). Humildade não significa anular-se e sim reconhecer a verdade de que não se é maior do que os outros e, por isso, coloca seus dons a serviço da sociedade e não de si mesmo, como o próprio Jesus veio fazer e ensinar.
Apesar de toda a problemática social em que vivemos, o Brasil tem jeito. É preciso as pessoas também tomarem o jeito de se responsabilizar por atuarem na promoção de todo exercício de liderança no convívio social, principalmente na política. Agem com amor e promovem a verdadeira cidadania para todos, a partir do serviço a quem não é bem servido. Precisamos  promover a educação para o altruísmo e o bem comum. Só com a prática dos valores humanos e cristãos realizaremos isso.
                                 Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
.................................................................................................................................................
                                                                                                              Fonte: cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário