quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Livro de Dom Cláudio Hummes aponta

um novo tempo sob o pontificado de Francisco

Em dezembro de 2016, o Papa Francisco completou 80 anos e em homenagem a essa ocasião o Arcebispo emérito de São Paulo (SP), Cardeal Dom Cláudio Hummes escreveu o livro 'Grandes metas do Papa Francisco' apresentando um olhar sobre o pontificado de Francisco.
Dom Cláudio
“Há alguns meses a Paulus me pediu para escrever algo neste sentido, então lembrei que o Papa completaria 80 anos de idade em dezembro passado. Então, decidi escrever um texto em homenagem a seus 80 anos e para tornar mais conhecido ao nosso povo as metas do Papa Francisco. Um texto simples e curto, para o nosso povo”, conta Dom Cláudio.
Com a obra o cardeal afirma que busca apresentar ao povo as metas do Papa que traz esperança.
“Espero fazer entender que com este novo Papa entramos num novo tempo. Um tempo cheio de novas esperanças, que nos animam. O Papa fala em reformas e isso é muito promissor. Ele tem um grande carisma de se fazer entender pelo nosso povo e mesmo pelas lideranças mundiais. Ele é hoje um líder mundial, mas sobretudo é nosso Pastor universal, que, em nome de Jesus Cristo, conduz a Igreja. O Espírito Santo o ilumina e não o deixa errar. Precisamos segui-lo confiantes”, indica .
Para Dom Cláudio a meta que mais desafia o Papa e que ele busca superar é de transformar a Igreja toda em Igreja missionária.
“Ele mesmo diz que sua maior meta é transformar a Igreja toda em Igreja missionária, integralmente missionária, uma Igreja em saída e misericordiosa, pobre e para os pobres. Ele diz que a missão é ainda hoje o maior desafio da Igreja. A Igreja não pode se acomodar com o que já conseguiu, mas deve mover-se, caminhar para frente, não excluir ninguém e convidar todos a abandonar os conflitos, os ódios, os muros de separação e caminhar juntos como irmãos e amigos respeitando as legítimas diferenças e colaborando para o bem da humanidade, para a paz, acendendo luzes no caminho da história e anunciando Jesus Cristo, praticando a misericórdia, solidarizando-se com os pobres e sofridos, formando o Povo de Deus que se dirige ao Pai”, apontou.
No livro, são apresentadas as seguintes reflexões: “Novo papa, novo tempo”; “Chorar os mortos que ninguém chora”; “Os pobres – Igreja pobre e para os pobres”; “Os três ‘T’: Terra, Teto e Trabalho”; “Levar a Igreja às periferias”; “Caminhar junto e aquecer os corações”; “Na favela de Varginha (RJ)”; “ Idosos e Jovens”; “Igreja em reforma permanente – Igreja Missionária”; “O encontro com Jesus Cristo”; “Salvar o nosso planeta”; “A Encíclica Laudato Si’ I, II e III”; “A Amazônia”; “A paz”; “a família”; “A Palavra de Deus”; “A Igreja cresce por atração – Igreja misericordiosa”; “A Igreja missionária em oração” e, por fim, “Maria, Mãe da Igreja”.
............................................................................................................................................
                                                                            Fonte: a12.com   Ilustraçãocnbbsul1.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário