segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Vale refletir

Início de Ano

Queremos, é claro, as bênçãos divinas para todos neste novo ano.
Os efeitos da celebração do Natal redundem em bem de toda nossa caminhada do novo ano. Os desejos são muitos: desde a superação dos problemas políticos, sociais e econômicos do país, até a inclusão na vida digna de tantas pessoas que vivem na não cidadania! Mais: quantas pessoas ainda vivem na não cidadania espiritual e de amor familiar, fraterno e de autoestima! Para superarmos tantos problemas, precisamos nos unir no diálogo, na mútua colaboração e no altruísmo para tratarmos sobre como melhorar nosso convívio familiar, comunitário e social. A superação do egoísmo nos leva a nos interessar mais pelo bem comum, disponibilizando-nos para assumirmos trabalhos conjuntos em bem dos que sofrem sem terem apoio da sociedade. Nesta direção é importante acompanharmos políticos e exigir que façam políticas públicas de superação das injustiças em relação aos mais necessitados.
Como religiosos temos muito a caminhar na direção de fazer a fé ser transformadora, superando o intimismo e o individualismo religioso. O Papa Francisco nos íncita a sermos Igreja em saída, fomentando o espírito missionário e superando uma pastoral de manutenção ou eminentemente sacramentalista. Louvamos todo o esforço de inúmeros leigos que assumem seu protagonismo missionário e de promoção da vida e da dignidade humana. Levam a sério  sua missão no lar, na comunidade, nas profissões, na técnica, na economia, na comunicação e na política, sendo aí verdadeiro fermento na massa, com os valores do Evangelho. Nosso clero tem tido papel proeminente na doação de si pelo bem das comunidades, das pessoas e da Igreja. Este ano seja promissor para sua atuação e atualização missionária em bem de ensinar a todos a força da Palavra de Deus que transforma os corações. Ela faz as pessoas serem construtoras da família cristã e da convivência social com os critérios éticos, morais e de justiça.
Queremos, é claro, as bênçãos divinas para todos neste novo ano, como diz a Bíblia: ”O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (Números 6,24-25). Mas, a contrapartida também aconteça com todos, através do compromisso em usar os dons de Deus para o serviço ao bem comum, como pessoas envolvidas na promoção do bem comum. Assim nos unimos para superar os males familiares, eclesiais e sociais. Não podemos só querer que os outros façam muito para o bem social. Precisamos ser os primeiros a fazer o possível de nossa parte para não deixarmos o mal invadir e vencer. Por isso, o “mãos à obra” de nossa parte nos fará unir-nos a causas comuns para mudarmos o Brasil, mudando a nós mesmos! Saimos da inércia para darmos vida a quem dela precisa!
                              Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
..............................................................................................................................................
                                                                                                                   Fonte: cnbb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário