quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Papa Francisco:
Depositar a esperança em Deus, não nos falsos ídolos

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco se reuniu com cerca de seis mil fiéis na Sala Paulo VI para a Audiência Geral de quarta-feira (11/01). Em sua catequese, o Pontífice deu continuidade ao ciclo sobre a esperança cristã, advertindo desta vez sobre as falsas esperanças depositadas nos ídolos de que fala o Salmo 115.
Esperar é uma necessidade primária do homem, explicou o Papa. Mas é importante que esta esperança seja colocada em quem verdadeiramente possa ajudar a viver e dar sentido à nossa existência.
Diante das dificuldades da vida, podemos sentir a tentação de buscar consolações efêmeras para preencher o vazio da solidão. O perigo está em buscar uma segurança imediata. E nos iludimos de poder encontrar segurança no dinheiro, nas alianças com os poderosos, na mundanidade e nas ideologias. Estes são os falsos ídolos.
Catequese do Santo Padre
“Mas nós gostamos dos ídolos”, constatou Francisco, contando que em Buenos Aires, quando atravessava um parque para ir de uma igreja a outra, via inúmeros cartomantes. “Faziam até fila”, lembrou. “Você dá a mão e ouve: há uma mulher na sua vida, tem uma sobra, mas tudo acabará bem. Isso dá segurança”, disse o Papa. “É a segurança de uma estupidez. Este é o ídolo. ‘Ah, fui na cartomante e ela leu as cartas’. Sei que ninguém de vocês faz isso”, brincou Francisco com os fiéis. “Você paga para ter uma falsa esperança: compramos falsas esperanças” ao invés de confiar na esperança da gratuidade de Jesus.
Deste modo, reduzimos Deus aos nossos esquemas e ideias de divindade: um deus à nossa medida, que satisfaz as nossas exigências e intervém magicamente para mudar a realidade e torná-la como a queremos. Neste caso, o homem, feito à imagem de Deus, fabrica um deus à sua própria imagem e uma imagem mal acabada.
“Mas ficamos mais felizes em confiar nos falsos ídolos do que esperar no Senhor”, lamentou mais uma vez o Papa. À esperança no Senhor da vida, contrapomos a confiança em imagens mudas. Quando se tornam ídolos aos quais tudo se sacrifica, disse ainda o Pontífice, valores como o sucesso, o poder ou a beleza física confundem a mente e o coração e, em vez de favorecer a vida, conduzem à morte. Francisco citou o exemplo de uma mulher, muito bonita, que contava – como se fosse natural – que fez um aborto para preservar a beleza. “Estes são os ídolos que o levam para o caminho errado e não levam a lugar nenhum.”
Por isso, a mensagem do Salmo é clara. Se depositarmos a esperança nestes ídolos, ficaremos como eles: imagens vazias, com mãos que não tocam, pés que não caminham e bocas que não falam. Não temos nada para dizer, tornamo-nos incapazes de ajudar, mudar as coisas, sorrir, doar-se e amar. E também os homens de Igreja correm este risco quando se ‘mundanizam’: “É preciso estar no mundo, mas defender-se das ilusões do mundo”.
Concluindo, o Papa recordou que a esperança em Deus jamais desilude. “Já os ídolos desiludem sempre. São fantasias, não realidades.” Se depositarmos a nossa esperança em Deus, vamos nos tornar como Ele, partilhando a sua vida e irradiando a sua bênção. “E neste Deus confiamos. E este Deus, que não é um ídolo, jamais desilude.”
...................................................................................................................................................................................
Não se paga para ver o Papa!

Cidade do Vaticano (RV) – Espertalhões e delinquentes: assim o Papa definiu quem vende bilhetes para as audiências pontifícias.
Ao final do encontro semanal com os fiéis, Francisco pediu que lessem o que estava escrito atrás do bilhete para participar da Audiência Geral: “Está escrito em uma, duas, três, quatro, cinco e seis línguas: ‘O bilhete é inteiramente gratuito’".
O Pontífice recordou que para entrar na Audiência, seja na Sala Paulo VI, seja na Praça S. Pedro, não se deve pagar: “É uma visita gratuita que se faz ao Papa, para falar com o Papa, com o Bispo de Roma. Mas soube que há espertalhões que cobram pelos bilhetes. Se alguém disser que para participar da audiência com o Papa é preciso pagar, estão trapaceando: fique atento! Aqui se vem sem pagar, porque esta é casa de todos. E quem diz que tem que pagar, mas isso é um crime, não sei… aquele homem, aquela mulher é um delinquente. Isto não se faz: entenderam?”.
Francisco se refere a agências turísticas que cobram para retirar o bilhete em sua sede ou recebê-lo no hotel em que está hospedado. Para reservar, o departamento responsável é a Prefeitura da Casa Pontifícia. No site, há as seguintes indicações:
Informações acerca da reserva de bilhetes
Papa recorda que bilhetes são gratuitos 
Escrever para: Prefeitura da Casa Pontifícia
00120 Cidade do Vaticano
Fax: + 39 06 6988 5863
Indicando:
Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica
Número de bilhetes requeridos
Nome / Grupo
E-mail
Endereço de correio
Telefone e fax
Aviso importante: OS BILHETES SÃO INTEIRAMENTE GRATUITOS e deverão ser retirados no Serviço instituído para o efeito situado dentro da Sala Paulo VI a partir:
AUDIÊNCIAS GERAIS, das 15h00 à 19h00 no dia anterior ou mesmo na manhã da Audiência das 07h00 às 10h00.
CERIMÔNIAS, desde o dia anterior ou por comunicação prévia.
Aviso:
Todos os pedidos de bilhetes, para participar das celebrações dos dias 24 de dezembro, 31 de dezembro e 1º de janeiro, que cheguem a este Departamento depois do dia 8 de dezembro não serão tidos em consideração.
...................................................................................................................................................................
Assista: 
.....................................................................................................................................................................................
Nomeado bispo para Oeiras (PI): Dom Edilson Soares Nobre

Mons. Edilson
Cidade do Vaticano (RV) – Depois de um ano vacante, a Diocese de Oeiras (PI) ganhou um novo bispo esta quarta-feira (11/01). O Papa nomeou o Pe. Edilson Soares Nobre, atualmente Vigário Geral da Arquidiocese de Natal (RN).
Dom Edilson nasceu em 9 de maio de 1965 em Touros (RN). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior “São Pedro”, em Natal e Comunicação Social na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Foi ordenado em 1991.
Desempenha várias atividades na Arquidiocese de Natal: além de ser Vigário Geral, é Pároco da Paróquia de Sant'Ana - Campim Macio; Coordenador Arquidiocesano do Setor de Comunicação; Membro do Colégio de Consultores; Membro do Conselho Episcopal; Membro do Conselho Presbiteral e Membro do Conselho de Assuntos Econômicos.
O município de Oeiras se localiza no centro do estado do Piauí e tem cerca de 37 mil habitantes. (CM)
.............................................................................................................................................
                                                                                         Fonte: radiovaticana.va     news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário