sábado, 7 de janeiro de 2017

Papa Francisco neste sábado:

Recordemos os cristãos do Oriente que hoje celebram o Natal

Cidade do Vaticano (RV) – “Recordemos os irmãos e as irmãs do Oriente cristão, católicos e ortodoxos, que hoje celebram o Santo Natal”.
Igrejas Orientais seguem
o Calendário Juliano, celebrando o Natal em 7 de janeiro
Com um tweet publicado em sua conta @Pontifex_, o Papa nos convida a olharmos para os cristãos do Oriente que seguem o Calendário Juliano e neste 7 de janeiro celebram o nascimento de Jesus.
Também no Angelus da Epifania (06/01), Francisco desejou aos cristãos do Oriente que a Festa do Natal os tornasse repletos “de alegria e de luz”.
O Natal é celebrado por todos os cristãos, mesmo por aqueles que vivem em contextos difíceis, de penúria e perseguição.
Tawadros II: Jesus Menino nos ensina a entregar-nos ao Céu
A única esperança é manter fixo o olhar em direção ao céu. É o que diz, em síntese, a mensagem de Natal do Patriarca da Igreja Copta, Tawadros II. Ele que governa uma Igreja antiguíssima, no Egito, recorda que país nos convida a seguir o exemplo dos pastores e dos Magos, mas também o exemplo da Virgem Maria, que com o seu sim ao Anjo, ofereceu a própria vida aos céus.
O mesmo vale para o homem de hoje, que frequentemente tem uma atitude contraditória em relação ao céu. Há quem se opõe a ele, há quem reza, mas também há quem lhe é indiferente.
Aspirar ao céu significa aspirar à luz de Deus que ilumina os corações, à paz que nos torna agentes de paz no mundo, à uma alegria que é a alegria constante  e não passa como aquelas terrenas.
Patriarca Kirill: fazer crescer os dons do Espírito
Seguir “altos ideais morais, comprometendo-nos em primeira pessoas em encarná-los na vida cotidiana”. Este é o centro da mensagem de Natal enviado pelo Patriarca Ortodoxo de Moscou e de todas as Rússia, Kirill, que exorta os fieis para que falam crescer dentro deles os dons do Espírito como o amor, a paciência e a bondade, e colocá-los em prática a serviço ao próximo.
Em 2017, na Rússia, recorre também um século dos acontecimentos que mudaram profundamente a história: “As perdas e os desastres que sucessivamente atravessaram o nosso povo – recordou  Kirill – foram em grande parte determinados pela destruição de um sistema político que existiu por um milênio e pela luta contra a fé religiosa das pessoas”.
O Natal, assim, é o cumprimento das promessas antigas de salvação para o gênero humano.
Arcebispo Schevchuk, Ucrânia: Jesus nos disse para não temer
O Arcebispo Mor de Kiev, Dom Sviatoslav Shevchuk, celebrou a vigília de Natal com os refugiados do conflito no país e na manhã deste sábado presidiu a Missa na Catedral da Ressurreição.
O líder da Igreja Greco-católica na Ucrânia disse que o Natal é a ocasião para descobrir um Deus presente na nossa história. Certo, não há uma resposta completa para todos os sofrimentos – observou – mas Jesus vem a nos dizer neste dia para não temermos, porque Ele está conosco até o final dos tempos. Nós devemos somente acolher o Menino divino. (rbar/je)
................................................................................................................................................
Papa batizará este domingo 28 crianças na Capela Sistina

Cidade do Vaticano (RV) – Neste domingo, 8 de janeiro, o Papa Francisco preside na Capela Sistina a Santa Missa por ocasião da Festa do Batismo do Senhor. Durante a celebração, o Santo Padre batizará 28 crianças. A Rádio Vaticano vai transmitir a celebração, com comentários em português, a partir das  6h25min, horário de Brasília.
Será a quarta vez em seu Pontificado que Francisco presidirá a Missa na Capela Sistina no dia em que se conclui o Tempo de Natal, administrando o Sacramento do Batismo a 13 crianças do sexo feminino e a 15 do sexo masculino.
A Liturgia fala do Batismo de Jesus, “em espírito e fogo” (Lc 3,16). Eis o que disse o Papa Francisco no Angelus de 10 de janeiro de 2016: 
Papa batiza uma criança na Capela Sistina em 10 de janeiro de 2016
“No Batismo cristão o Espírito Santo é o principal artífice: é Ele que queima e destrói o pecado original, restituindo ao batizado a beleza da graça divina; é Ele que nos liberta do domínio das trevas, ou seja do pecado, transferindo-nos para o reino da luz, ou seja do amor, da verdade e da paz: este é o reino da luz. Pensemos a que dignidade nos eleva o Batismo!”.
O Batismo, disse O Papa reiterou, na mesma ocasião, que o Batismo nos torna filhos de Deus:
“Esta realidade maravilhosa de ser filhos de Deus comporta a responsabilidade de seguir Jesus, o Servo obediente, reproduzindo em nós mesmos os seus lineamentos: ou seja, mansidão, humildade e ternura. E isto não é fácil, especialmente quando ao nosso redor há tanta intolerância, soberba e dureza. Mas com a força que nos vem do Espírito Santo, isto é possível!”.
De fato, o Espírito Santo, recebido pela primeira vez em nosso Batismo, é o que nos abre à verdade:
”O Espírito impele a nossa vida pelo caminho exigente mas jubiloso da caridade e da solidariedade para com os nossos irmãos. O Espírito confere-nos a ternura do perdão divino, permeando-nos com o vigor invencível da misericórdia do Pai. Não esqueçamos que o Espírito Santo é uma presença viva e vivificadora em quantos o recebem, reza em nós e enche-nos de alegria espiritual”.
O Papa, então, exorta todos a recordar o dia de nosso Batismo:
“É uma data a ser festejada – disse – porque é a data de nosso renascimento como filhos de Deus” Festejar este dia “significa reafirmar a nossa adesão a Jesus, com o compromisso do viver cristão, membros da Igreja e de uma nova humanidade, na qual todos somos irmãos”.
E então, o convite aos pais para protegerem a fé das crianças:
“Não vos esqueceis de que a maior herança que vocês poderão dar às vossas crianças é a fé. Cuidem para que não seja perdida, de fazê-la crescer e deixá-la como herança (...) Faço votos de que sejam capazes de fazer crescer estas crianças na fé”. (Homilia 10 de janeiro de 2016).
Durante a Missa na Capela Sistina neste domingo, se rezará pelas crianças que sofrem, para que “o Senhor suscite sempre homens e mulheres capazes de voltarem-se para elas com uma caridade incansável”. (sc/je)
.............................................................................................................................................
                                                                                            Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário