segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Reflexão para o final de setembro:

Ouvir a Palavra

Enquanto podemos ainda, é preciso comparar nosso modo de ser agir com a Palavra de Deus.
Neste mês em que focalizamos, de modo especial, o valor da Palavra de Deus revelada em nossa vida, é importante caracterizarmos a necessidade de sermos como uma terra sequiosa da água da vida que Cristo nos proporciona. Oxalá a humanidade a conheça e a siga. Teríamos mais justiça, solidariedade, entendimento, compaixão e paz.
O profeta Amós apresenta a crítica de Deus aos que têm vida “folgada”, cheia de privilégio em detrimento de maiorias que vivem na inanição e ruína: “Eles irão agora para o desterro...  o bando dos gozadores será desfeito” (Amós 6, 7).
Os privilegiados cada vez mais aumentam os próprios salários e se importam pouco com os benefícios para a coletividade. O exercício da boa política deveria olhar mais para isso. Quem é eleito para cargos políticos é pago até demais pelo serviço que presta à sociedade. Ele é empregado e não patrão do povo. Deve, por isso, vir ao encontro das necessidades de seus verdadeiros patrões. E estes, deveriam escolher melhor seus empregados e exigir deles o melhor serviço prestado. Infelizmente nem todos sabem escolher seus empregados e até cedem a seus caprichos. Depois pagam preço alto por sua insensatez.
Os conselhos de Paulo para a conduta ética das pessoas de bem servem muito para todos promoverem melhor a cidadania para todos, no exercício de sua consciência humana e cristã, especialmente para escolher seus dirigentes: “Foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão” (1 Timóteo 6,12). Para os políticos também podem valer a admoestação para a função de Timóteo: “Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo” (idem, 6,14).
Na parábola do rico esbanjador  e do pobre Lázaro, Jesus fala da recompensa recebida na terra pelo primeiro, que só pensou em si e usou injusta e egoisticamente os bens materiais, indo para a eternidade com o que mereceu, ou seja, o inferno. Ao contrário, o pobre coitado do Lázaro, que padeceu a vida toda na terra, ganhou o paraíso. De fato, devemos fazer nossa opção nesta vida: usar nossa inteligência, nossos talentos, funções, coisas materiais e tudo o que somos para fazer o bem dentro das normas éticas, morais e espirituais, ou fazer o que bem entendemos com tudo o que é nosso e com nossas oportunidades, seguindo nossos instintos e não nos atendo aos princípios e valores conforme a primeira opção. Não podemos reclamar das conseqüências de uma ou outra opção. Enquanto temos tempo, devemos rever nossas atitudes para nossa opção ser mais acertada em vista do resultado querido. Para isso, enquanto podemos ainda, é preciso comparar nosso modo de ser agir com a Palavra de Deus. Se errarmos, somos convidados a mudar de vida, confiados na misericórdia divina, que está sempre pronta a nos ajudar a caminhar melhor.
S. Jerônimo, o tradutor da Bíblia original para o latim, que foi traduzido depois para outras línguas, nos lembra que “ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo”. É de bom alvitre que não percamos tempo e nos interessemos por conhecer melhor as Sagradas Escrituras e sigamos seus ensinamentos para caminharmos com segurança na prática do bem, da justiça e da misericórdia. Assim teremos uma sociedade mais solidária e cheia de amor!
O próprio Jesus lembra: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14,15).
                              Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
..............................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: cnbbleste2.org.br

Assista ao vídeo com a inspirada música do Pe. Zezinho:

..............................................................................................................................................
                                                                                                                        Fonte: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário