quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ação de Graças pelo

10º Aniversário de Ordenação Presbiteral do Pe. Sebastião


Nesta quinta-feira, mais de uma centena de fiéis, entre os quais visitantes de outras paróquias, participaram na Matriz de São José da Missa do 10º Aniversário Sacerdotal do Pe. Sebastião Márcio Maciel, que presidiu a Eucaristia.
Momento da Comunhão
Concelebraram os padres José Raimundo do Prado, Francisco Ferreira da Silva, Tales Tadeu Ananias (Paraisópolis), Márcio Mota de Oliveira (Gonçalves), Júlio César Bernardes (Ipuiúna), Daniel Santini Rodrigues (Cachoeira de Minas) e Heraldo José dos Reis (Silvianópolis), sendo os dois últimos colegas de turma do aniversariante.
A homilia foi feita pelo Pe. Júlio César, que foi ordenado diácono na mesma celebração de Ordenação Presbiteral do sacerdote aniversariante. Falando sobre a importância do sacerdote na vida do povo, ressaltou, entre outras,  três virtudes do Pe. Sebastião, humildade, resiliência e esperança.
No final da missa, o aniversariante recebeu diversas homenagens e, em nome dos padres foi saudado pelo coordenado de Pastoral do Setor Paraíso, Pe. Márcio.
Pe. Sebastião agradeceu a participação e o carinho de todos e assmbleia foi abençada pelos padres celebrantes.
Após o encerramento da Eucaristia, o sacerdote aniversariante recebeu os cumprimentos de participantes da missa e convidou a todos para uma confraternização no Centro Pastoral São José.

Momentos
...........................................................................................................................................................
Aos cristãos e pessoas de boa vontade:
Missão de votar
Quando encaramos e assumimos a vida como missão dada pelo Criador, preocupamo-nos com o bem comum a ponto de usarmos nossas capacidades e carismas para fazer o bem. É claro que devemos nos preocupar conosco mesmos. Porém, se não convivermos fazendo o bem aos outros, temos, como contrapartida, os efeitos nocivos para nós mesmos. Ao invés de só pensarmos em fazer muros altos, concertinas, cercas elétricas e câmeras de segurança, precisamos  formar a consciência cidadã e o desarmamento dos ânimos e de todo tipo de arma para a segurança de todos. A educação com os valores do altruísmo, da ética e da moral nos ajuda a sermos mais solidários com todos. Jesus é o maior Mestre que faz e dá lição de amor a ser vivido por todos.
Ao votar tenha em vista o bem comum
Muitos vão às urnas votar displicentemente e dar seu apoio por retribuição de algum favor recebido ou por ignorar ou não usar do discernimento anterior para conhecer o verdadeiro perfil ético, honesto e de competência da pessoa escolhida para governar ou legislar em benefício do bem comum. Outros têm consciência de sua real missão de votar com responsabilidade em quem sabe ser o melhor para exercer o importante cargo público para legislar ou administrar a coisa pública. A corrupção eleitoral é o modo mais deletério de exercer a política, que deveria ser um nobre exercício de trabalhar em proveito da sociedade.
Vários Pontífices já alertaram sobre o bom exercício da política, como a melhor maneira de se fazer caridade. De fato, o político eleito para o cargo público, tem em mãos os meios para promoverem a boa saúde, a educação, a segurança e todos os outros instrumentos para irem ao encontro dos benefícios em relação às necessidades do povo, principalmente e a partir dos que mais são carentes. Se for pessoa honesta e com capacidade de legislar e administrar adequadamente a coisa pública, com pouco faz muito. Ao contrário, há os que, com muito fazem nada. Vemos muito disso no Brasil e no mundo.
Iniciamos o mês das missões com a grande missão de ajudarmos os municípios a terem mais gente de caráter e capacidade humana, ética e cristã, eleitas para realmente servirem bem o povo. Ajudar o coronelismo político inescrupuloso é o avesso da cidadania. O eleitor que se preze,  dá o voto bem preparado, pensado e responsável para eleger quem realmente tem competência moral para servir o povo no cargo a que for eleito. A Palavra de Deus orienta nossa ação missionária de tornarmos nossa caminha humana com mais acerto na direção da promoção da justiça, da verdade, da misericórdia e do bem de todos.
Nossa oração suba a Deus pedindo luzes aos eleitores e aos que forem eleitos para se unirem na grande missão de tornarmos a caminhada existencial mais humana e cheia de amor a Deus e de uns para com os outros.
 Um profeta  nos questiona em relação à realidade social, para ajudarmos a reverter essa situação: “Violência!, sem me socorreres? Por que me fazes ver iniqüidades quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia... Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé” (Habacuc 1,2-3;2,4).
                                           Dom José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros (MG)
..............................................................................................................................................
                                 Fonte: cnbb.org.br      Ilustração: livrevozdopovo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário