sábado, 25 de maio de 2024

Reflexão para seu dia:

O cristão diante de Deus

José Antonio Pagola

Nem sempre se torna fácil para nós, cristãos, relacionar-nos de maneira concreta e viva com o mistério de Deus confessado como Trindade. No entanto, a crise religiosa está nos convidando a cuidar, mais do que nunca, de uma relação pessoal, saudável e gratificante com Deus. Jesus, o Mistério de Deus feito carne no Profeta da Galileia, é o melhor ponto de partida para reavivar uma fé simples.

Como viver diante do Pai? Jesus nos ensina duas atitudes básicas. Em primeiro lugar, uma confiança total. O Pai é bom. Ele nos ama sem fim. Nada lhe importa mais do que o nosso bem. Podemos confiar nele sem medos, receios, cálculos ou estratégias. Viver é confiar no Amor como mistério último de tudo.

Em segundo lugar, uma docilidade incondicional. É bom vivermos atentos à vontade desse Pai, pois Ele só quer uma vida mais digna para todos. Não há uma maneira de viver mais saudável e acertada. Esta é a motivação secreta de quem vive diante do mistério da realidade a partir da fé em um Deus Pai.

O que é viver com o Filho de Deus encarnado? Em primeiro lugar, seguir a Jesus: conhecê-lo, crer nele, sintonizar com Ele, aprender a viver seguindo seus passos. Olhar a vida como Ele a olhava; tratar as pessoas como Ele as tratava; semear sinais de bondade e de liberdade criadora como Ele fazia. Viver fazendo a vida mais humana. Assim vive Deus quando se encarna. Para um cristão não há outro modo de viver mais apaixonante.

Em segundo lugar, colaborar no projeto de Deus que Jesus põe em marcha seguindo a vontade do Pai. Não podemos permanecer passivos. Aos que choram, Deus quer vê-los rindo; aos que têm fome, quer vê-los comendo. Temos que mudar as coisas para que a vida seja vida para todos. Este projeto que Jesus chama “reino de Deus” é o marco, a orientação e o horizonte que nos é proposto a partir do mistério último de Deus para fazer a vida mais humana.

O que é viver animados pelo Espírito Santo? Em primeiro lugar, viver animados pelo amor. É o que se deduz de toda a trajetória de Jesus. O essencial é viver tudo com amor e a partir do amor. Não há nada mais importante. O amor é a força que põe sentido, verdade e esperança em nossa vida. É o amor que nos salva de tantas inércias, erros e misérias.

Por último, quem vive “ungido pelo Espírito de Deus” sente-se enviado de maneira especial para anunciar aos pobres a Boa Notícia. Sua vida tem força libertadora para os encarcerados; dá luz aos que vivem cegos; é um dom para aqueles que se sentem desgraçados.

______________________________________________________________________

JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.

___________________________________________________________
                                                      Fonte: franciscanos.org.br       Banner: Frei Fábio M. Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário