quinta-feira, 23 de maio de 2024

Aprendendo com o padre Zezinho:

Católico e respeitosamente ecumênico

Pe. Zezinho, scj ||||||||

________________

Sei de católicos e evangélicos e pentecostais que não aceitam o ecumenismo.

Eu aceito e pratico. Aprendi no Concílio Ecumênico Vaticano II há sessenta anos!

Minha história é católica e ecumênica. Tenho amigos em outras igrejas. Tenho vários familiares em igrejas não católicas. Uma das irmãs, um cunhado, vários sobrinhos, tios e primos optaram por não ser católicos. E eu optei por não ser das igrejas deles. Mas a maioria dos membros da minha família ainda é católica.

Nem por isso a gente briga. O sangue fala mais alto do que as convicções religiosas.

Para nós, Deus sempre está em primeiro lugar, e a escolha de igreja nunca atrapalhou nosso afeto familiar.

Sou o padre da família e uma das primas é a pastora da família.

Como cheguei a isso? Tive boas faculdades, bons professores e bons relacionamentos em várias religiões. Eles me respeitam e eu os respeito. Conheço os livros deles e alguns deles compraram os livros católicos. Sei distinguir as diferenças entre uma e outra igreja!

Mas as diferenças não chegam a 10 por cento. Por isso, entre nós é fácil ser ecumênico. As diferenças, a gente administra pelo respeito e pela caridade.

Pensamos e cremos diferente, mas nos amamos e respeitamos como filhos de Deus. O único membro que se declarou ateu me respeita e eu também o respeito!

***

Ecumenismo vem do grego “Oikia”: casa e “Nomos”: normas.

Não há famílias sem normas, religião ou igreja sem normas, não há partidos sem normas e não há país sem normas.

Os mandamentos e as mil normas do povo hebreu foram pensados para disciplinar um povo de pouca escolaridade e cercado de outros povos agressivos. Ou haveria disciplina, ou não chegariam à Terra Prometida. Mas nunca voltariam para a escravidão do Egito!

Os livros do Antigo Testamento eram detalhistas. Os já influenciados por Jesus eram bem menos detalhistas. Vigoraria o diálogo e “amai-vos uns aos outros”.

Se alguma igreja ou algum grupo de igreja criou milhares de proibições é porque se afastaram da liberdade dos filhos de Deus. Mais proíbem do que incentivam. Alguns mais olham para trás do que para a frente!

Jesus resumiu os dez em dois. Amar a Deus e ao próximo! Jesus criticava os fariseus por tornarem quase impossível seguir a Lei por serem rígidos demais!

Há pregadores com esta mentalidade. Faltou cristologia!

Quem ama a Deus e ao próximo saberá ser exigente, mas não punitivo nem excessivamente proibitivo.

A razão porque alguns católicos radicais falam contra o Papa é esta: acham que ele permite demais … Ele está apenas seguindo as mudanças destes últimos 60 anos. Como rejeitam o Concílio acabam rejeitando os Papas atualizadores!

Toda travessia envolve algum risco!…

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário