sábado, 25 de maio de 2024

Reflexão do padre Zezinho:

Desafiou o meu pequeno púlpito

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

Padre Zezinho

Não sei se sou influenciador, mas acho que todo padre deve saber responder aos crentes de ontem e de hoje. Jesus respondia!

________________________________

O rapaz de 21 anos, me perguntou se eu já me dei conta de que meu tempo de cantor já era!

Queria me peitar porque acha que sou um padre esquerdista. E claramente ele era da direita provocadora, porque tenho muitos amigos católicos pró direita que são maduros e serenos!

Aliás, o mesmo se pode dizer da esquerda. Há os serenos e cultos e os provocadores.

****

Sorri com pena dele e da sua provocação!

****

Respondi que, ainda bem que só meu tempo de cantor passou, porque meu tempo de padre e catequista ainda não expirou. Ainda não morri!

Expressivos grupos da nossa Igreja continuam me chamando para dar respostas e conversar sobre comunicação, catequese e pastoral. As enfermidades não me impedem de ensinar o que aprendi!

****

Cantar por 48 anos e levar outros a cantar e subir palcos foi bom, mas isto realmente passou.

E faz tempo que já sei isto. Não tocam mais minhas canções em rádios católicas que divulgam o louvor eterno. Eles têm sua mística, seus próprios compositores e cantores e escolheram viver e ensinar os salmos e os hinos de ALELU-IA que em hebraico significam LOUVAI. A JAVÉ.

Faz tempo que nas missas, já não se cantam minhas canções como antigamente se cantava. Envelheci e entendo isto . Afinal fui e ainda sou professor.

***

Mas fui formado no Concílio Vaticano II e preferi musicar os documentos de atualização (AGGIORNAMENTO) católica, sobretudo a GAUDIUM ET SPES e os mais de 40 documentos de DOUTRINA SOCIAL.

Eu canto as Alegrias, as Esperanças e as dores do povo, a libertação e a salvação que está em toda a Bíblia. A Bíblia tem Histórias de 38 séculos, tem teologia, sociologia, política e espiritualidade. E todo padre tem que estudar isto!

***

Também canto o louvor, mas escolhi cantar ilustrando as catequeses sociais destes últimos 60 anos.

Não há nada de comunismo no que eu canto. Mas há muito de catolicismo no que escrevo e canto!

E já faz mais de 15 anos que parei de cantar. Só componho! E faz tempo que meus jovens companheiros de canção cantam no meu lugar.

Além disso eu nunca disse que eu era padre cantor.

Sempre fui padre professor e catequista. Quem cantava eram meus cantores e o povo.

Para concluir: nota dez para todos os novos padres e leigos e leigas cantam a espiritualidade que aprenderam. Eu aprendi em outras escolas de espiritualidade. Nossa Igreja tem centenas e centenas de carismas.

Quando v0cê nem tinha nascido eu já levava jovens como você, para tocar e cantar para Jesus e para o povo sofrido, gente de periferia e gente aonde não chegavam as novidades daquele tempo. Ouviam minha voz nas torres da Igreja matriz.

Mas nunca fui “padre cantor “. Era o padre “que cantava”, porque meu chamado era ensinar doutrina social para o povo! Isto é um carisma!

Os padres sabem disso. Mas você, do alto dos seus atrevidos 21 anos, acha que tudo se resume em ser da direita ou da esquerda. Espero que seus mestres ensinem que ser católico é muito mais do que aderir a um partido!…

Quando você começar a estudar o catecismo e os documentos da nossa Igreja, vai descobrir o que outros jovens estão descobrindo: O ESTUDO DA FÉ CATÓLICA!…

****

Resposta dada e divulgada sem mostrar nem o rosto e o nome do meu jovem desafiante.

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário