terça-feira, 28 de maio de 2024

Catequese com o pare Zezinho:

Tudo passa por Nossa Senhora?

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

*****

Devoção correta é a devoção sensata!

*****

Na internet, um piedoso grupo cantava um refrão: “tudo passa por ela” …

Certamente, quem compôs e quem canta esse tipo de canção não leu direito o catecismo católico. Na Igreja, embora alguns santos tivessem usado expressões similares tipo: “A Jesus por Maria” nenhum deles disse “A Jesus só por Maria”. Este “somente” faz imensa diferença!

A Igreja Católica presta um culto de veneração especial à mãe de Jesus, mas esta veneração, chamada “hiperdulia”, diz que a serva do Senhor é a que mais merece nosso respeito entre todas as mulheres, mas nossa Igreja nunca esqueceu que ela é serva do Senhor. E não somos escravos dela porque Maria não tinha escravos.

É bom explicar algumas canções e orações que se canta e se ora na internet.

Na liturgia podemos invocar Maria antes da missa ou depois da missa, mas durante a missa, tudo é para o Pai e, como somos irmãos de Jesus, (ele disse isto) oferecemos Jesus ao Pai e, nesta oferta, está o Espírito Santo. (Lucas também disse isto) (Lc 4.1)

A missa não é mariológica embora falemos de Maria, sobretudo nas festas a ela dedicada. Mas não existe “missa de Maria”. Toda missa é dedicada ao Pai. Ela não está naquele altar. Mas é a primeira na fila da comunhão!

Embora haja pinturas onde está simbolizada a Santíssima Trindade com a imagem de Maria debaixo das três pessoas, é melhor explicar isto ao povo. Não adoramos a quaternidade.

Maria sempre está depois de Jesus, mas na procissão do povo de Deus, ela é a mãe líder! Leva ao Filho.

E todo católico sabe que ninguém pode dizer que tudo passa pela mãe de Jesus. Não passa!

Cuidado com este TUDO! A própria Maria não aceitaria esta invocação. É superlativa demais para quem se proclamou “SERVA”. (Lc 1,38)

Até Jesus dizia que podemos falar diretamente com o Pai. Apenas, ao falarmos com o Pai, deveríamos usar seu nome. (Jo 12,28; Jo 14,13; 14,14)

Em nenhum ligar da Bíblia está escrito que primeiro devemos invocar Maria. Mas isto não dá a certos cristãos anti católicos o direito de descartar Maria nos seus cultos. Isto, sim é ofender Jesus.

Mas é bom pensar que a Ave Maria vem depois do “Pai Nosso” ou do “Cordeiro de Deus” “ou do “Vinde Espírito Santo”!

Só depois podemos cantar “Vem Maria, vem”. Mas isto depois de termos invocado “VINDE ESPÍRITO SANTO”.

O devotadíssimo padre que logo depois da consagração puxou uma Ave Maria errou feio. Qualquer padre que estudou teologia e liturgia sabe, não se invoca Maria depois da consagração!

A canção TUDO PASSA POR MARIA está errada. Nem tudo passa por Maria. Ela não é deusa. Mas depois de Jesus, entre os humanos ninguém foi maior do que ela. Porém é bom ensinar aos cristãos que muita coisa não passa por ela. Nem ela quer esse tipo de devoção.

Primeiro Jesus. Podemos e devemos falar com a mãe, mas a maioria das orações da missa são dirigidas à SSma. Trindade.

A Igreja nunca diz que tudo passa por Maria. Pode passar quando pedimos que ela ore conosco e por nós, mas não será falta de amor, se eu e vocês falarmos diretamente com Jesus, sem mencionar o nome dela.

Heresia é ensinar que tudo passa por Maria. Heresia também é jogar Maria num canto da fé cristã, como se ela fosse mulher ou mãe qualquer.

Pior ainda é dizer que depois de 2 mil anos Jesus ainda não levou sua mãe para o Céu, porque ela está dormindo o sono dos justos e ainda não soou a última trombeta!

Não foi isso que Paulo quis dizer! (1 Cor 15,52). Ele mesmo disse que Jesus leva para o Céu e Jesus não precisa ouvir nenhuma trombeta para ler alguém para o Céu (2Tm 4,18)

A festa de casamento em Caná foi um momento. Mas centenas de passagens narram que as pessoas iam diretamente a Jesus sem passar pela mãe dele.

Devoção correta é devoção sensata. Maria nunca exigiria que tudo passasse por ela! Herege é que põe Maria acima de Jesus. Errado também é quem põe Maria abaixo do povo de Deus.

Você entende isto?

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário