domingo, 14 de janeiro de 2024

Sábia e esclarecedora reflexão:

Território sagrado

__ Pe. Zezinho, scj __

_____________________

Eu tomo posse

Pode fazer sentido, mas não está na Bíblia com estas palavras. Porém nem tudo está escrito na Bíblia! Também existem as Tradições Judaica e Cristã.

E esta Tradição vinha antes dos Escritos. Primeiro eles pregavam e falavam. Só depois escreviam. A Bíblia é o que foi escrito depois. A Tradição era o que vinha antes.

Muito disso não era e não foi escrito. Veja João 21,25. Nem tudo está escrito até hoje! Mas não saia por aí dizendo que tudo é Tradição Cristã. Esta terminou com os últimos relatos das testemunhas de Jesus. O que veio depois não é aceito com depósito da Fé Católica.

Os pregadores de hoje e as “revelações” de agora não servem como escritura Santa. Mas não confundamos REFLEXÕES com REVELAÇÕES. Eu reflito e “repercuto” o ensino atual da Igreja, mas não “recebo” novas revelações. São devoções particulares, mas não são deveres para todos os católicos. E quem diz que recebe revelações tem que provar que não está inventando mais novo modismo!

Quando me perguntam se creio nas aparições ou nas manifestações de Jesus e de sua mãe, minha resposta é “Creio, mas não em todos os videntes e não em todas as aparições. Foram e são centenas. Consulto os documentos e as autoridades.”

Motivo? Há videntes mais evidentes que videntes de verdade …

Faço o mesmo com frases e afirmações de pregadores e pregadoras de mídia. Algumas não fazem sentido. Outras fazem porque cabem na Bíblia, na Tradição e na Teologia católica.

Como assumo este critério? Acho que 60 anos estudando e pesquisando Bíblia, Eclesiologia, História da Igreja e Teologia me dão algum direito de responder sobre estes temas. A igreja precisa de devotos, mas também precisa de estudiosos da fé!

Há muitas afirmações ousadas, ditas ao microfone ou diante de câmeras que correm por fora do ensino da Igreja. Não são território sagrado! Há devoções sem nenhum fundamento . Algum devoto inventou e conseguiu milhares de seguidores, mas não cabem no depósito da fé católica. É coisa de uma pessoa ou do seu grupo. Não é ensino católico!

Católico piedoso, nem sempre é católico criterioso. E a fé também exige critério.

Critério é escolha e seleção, é ouro que supõe o crisol da fé. Pode ser ouro falso. Crisol é purificação. A doutrina católica exige exames criteriosos antes de qualquer aprovação!

Não basta achar um lugar em TV, Rádio, Editoras, microfones ou câmeras. Antes disso o pregador precisa de Bíblia, CIC, DSI, CVII e maior conhecimento de Teologia, Sociologia, História da Igreja e Pastoral. Se quer ser espetáculo ao mundo, ensaie bem antes de subir ao palco da fé.

Você aceitaria se consultar com um recepcionista de hospital que não estudou cardiologia? Pregadores mexem com o coração do povo! Então deveriam saber mexer com corações e sentimentos! Nem sempre sabem, porque não estudaram comportamento humano nem católico!

Isto de TOMAR POSSE pode ser teologia sólida. Sem doutrina não se chega lá. Não basta saber orar!

Se uma gleba está desocupada e, se já ganhei a escritura, se já a comprei e estou pagando por ela, e ainda, se está tudo legal e devidamente escriturado eu posso “tomar posse”.

Contudo, se o proprietário for o próprio Jesus, aquela gleba nunca será minha.

Esta gleba é minha alma. Mas poderei usá-la, porque o dono é JESUS que me vê como irmão. O preço já foi pago no Calvário por alguém que apostou sua vida em mim: este alguém é Ele: JESUS!

Assim, é justo tomar posse deste território, desde que eu entenda que não sou o proprietário. Só o administro. Não sou mais meu. Aceitei pertencer a quem me libertou e está me libertando todos os dias!

Você também é território sagrado!…

 ______________________________________________________________________________

                                                                                       Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário