sábado, 6 de janeiro de 2024

Bela reflexão do Frei Almir Guimarães:

Dos que anseiam encontrar a casa de Deus

Uma criança envolta em panos

 Frei Almir Guimarães

Com frequência nossa vida transcorre na crosta da existência. Trabalhos, contatos, problemas, encontros, ocupações diversas nos levam para cá e para lá; e nossa vida vai passando, enchendo cada instante com algo que precisamos fazer, dizer, ver ou planejar.  Corremos assim o risco de perder nossa identidade, de transformarmo-nos numa coisa a mais entre outras e de viver em que direção caminhar. Existe uma luz capaz   de orientar nossa existência?  Existe uma resposta aos nossos anseios e aspirações mais profundas? A partir da fé cristã esta, essa resposta existe. Essa luz já brilha na criança de Belém. (José Antonio Pagola)

♦ Entre os diversos personagens que fazem parte do presépio do Menino Jesus, apenas Mateus faz alusão à visita de Magos vindo do Oriente. Antes tinham acorrido ao presépio pastores curiosos e simples. Agora três ilustres cavalheiros.  Peregrinos de Deus.   Gente de outros cantos da terra e do mundo.  Símbolos de todos os buscadores de Deus. Chegam, parlamentam, conversam com uns e outros a respeito do nascimento do Menino.  Trazem presentes.  Gente de coração generoso e reto.  Falam de uma estrela que havia aparecido no céu de suas vidas e no firmamento de seu país. Obstinadamente venceram obstáculos. O amor de Deus, assim, se manifesta a todas as nações da terra. É nossa história, o relato da nossa aventura humana que aí é retratado.

♦ Buscadores de Deus! Que bom se esta aventura fosse verdadeira para nós em nossos tempos, que não cessamos nossa busca. Muitos de nós nascemos no seio de famílias cristãs e fomos sendo envolvidos por ritos e símbolos.  Passamos a viver uma “religião” com rezas e sacramentos.  Alguns tivemos a chance de viver numa família esclarecida e num ambiente em que o Evangelho era levado em conta.  Outros foram separando vida da fé e fé da vida. Foram perdendo o fogo da busca de Deus, o fogo do Evangelho.  Deus não pode ser um acessório, um “à coté”, ao lado daquilo que chamamos de vida.  O que conta não é a vida?

♦ Há aqueles que, interpelados pelo maravilhoso, pelo inesperado ou pelo trágico da vida sentiram brilhar uma estrela, o frágil cintilar de uma estrela:  o nascimento de um filho,  uma turbulência familiar,  a ameaça de um fracasso no casamento, uma derrocada financeira, o inferno das drogas,  a visita de uma pessoa que mais parecia um anjo caído do céu. Estrelas nossas vidas no meio do ferial.

♦ Há os que encontram ou reencontraram a fé frequentando as páginas dos evangelhos e tentando descobrir o Deus de Jesus Cristo nas parábolas, nos ditos do Mestre, na esperança que se se podia perceber em sua fala.  São pessoas que, aos poucos, vão fazendo suas as respostas de Levi e Zaqueu e hospedam o Senhor em sua intimidade.  Umas vão se identificando com o filho pródigo e sentem o abraço do Pai das misericórdias.  Trazem para ao presépio o tesouro de suas vidas.

♦ Muitos descobrem a Deus na dedicação aos outros.  Sentem-se felizes quando podem ser para e sendo para… compreendem que Deus é ser para…  Lembram-se das lições do catecismo onde haviam aprendido que quando damos um copo de água fria ao menor dos nossos irmão é a Jesus que o ofertamos.

♦ Deus vem no visitar e chega na simplicidade de um nascimento e termina seus dias no alto de uma cruz, completamente injustiçado, privado até de suas vestes.  Um Deus que não mora nas alturas, mas chega perto de cada um de nós.  O Menino deitado nas palhas, no despojamento total, carente de nossa atenção, é a verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo. Veio para todos o orbe.  Fora dele não há claridade.  Através dos tempos fomos vendo a procissão de peregrinos iluminados pela luz da estrela da fé. Os Magos representam os homens e as mulheres que carregam questionamentos e interrogações, que não estão satisfeitos com a vida pela metade, que buscam um sentido mais pleno para os dias que vivem.

___________________________________________________________________________________

Textos para reflexão

Os magos, da cidade real, onde julgavam dever encontrar o rei, dirigem-se à pequena cidade de Belém. Entram no estábulo e encontram um recém-nascido envolto em panos.  Não se aborrecem com o estábulo, não se chocam com os panos, nem se escandalizam com o menino amamentado:  prostram-se, veneram-no como rei, adoram-no como Deus.  Quem os conduziu, também os instruiu, e quem os avisou exteriormente pela estrela, também os alertou no segredo do coração.  Assim esta manifestação do Senhor tornou glorioso este dia e a piedosa veneração dos magos o fez venerável.

___________________________________________________________________________________

Dos sermões de São Bernardo, abade

Hoje os magos que procuravam o Senhor resplandecente nas estrelas, o encontram num berço.  Hoje os magos veem claramente envolvido em panos aquele que há muito tempo buscavam de modo o obscuro nos astros.   Hoje os magos contemplam maravilhados, no presépio, o céu na terra, a terra no céu, o homem em Deus, Deus no homem e incluído no corpo pequenino de uma criança, aquele que o universo não pode conter.   Vendo-o proclamam sua fé e não discutem oferecendo-lhe místicos presentes, incenso a Deus, ouro ao rei e mirra ao que havia de morrer. (São Pedro Crisólogo)

_____________________________________________________________________________

Oração

Estás perto, estás sempre, estás esperando e eu não me detenho. Respeitas minha liberdade, caminhas junto a mim, sustentas minha vida e eu não te tomo conhecimento. Tu me ajudas a conhecer-me, me faz como a um filho, me chamas a ser eu mesmo e eu não te presto atenção. Tu me amas com ternura, queres o melhor para mim, me ofereces tudo o que é teu e eu não te agradeço. (F.Ulíbarri)

____________________________________________________________________________________

FREI ALMIR GUIMARÃES, OFMingressou na Ordem Franciscana em 1958. Estudou catequese e pastoral no Institut Catholique de Paris, a partir de 1966, período em que fez licenciatura em Teologia. Em 1974, voltou a Paris para se doutorar em Teologia. Tem diversas obras sobre espiritualidade, sobretudo na área da Pastoral familiar. É o editor da Revista “Grande Sinal”.

______________________________________________________________________________
                                                   Fonte: franciscanos.org.br            Banner: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário