sábado, 20 de janeiro de 2024

Sábia reflexão:

Colaborar no projeto de Jesus

José Antonio Pagola

Quando o Batista foi preso, Jesus veio para a Galileia e começou a “proclamar a Boa Notícia de Deus”. Marcos resume assim sua mensagem: “Completou-se o tempo”, já não se deve olhar para trás. “O reino de Deus está próximo’, porque ele quer construir um mundo mais humano. “Convertei-vos”, não podeis continuar como se nada estivesse acontecendo; mudai vossa maneira de pensar e de agir. “Crede nesta Boa Notícia”, pois este projeto de Deus é a melhor notícia que podeis ouvir.

Depois deste solene resumo, a primeira atuação de Jesus é buscar colaboradores para levar adiante seu projeto. Jesus vai “passando junto ao lago da Galileia”. Ele começou seu caminho. Não é um rabino sentado em sua cátedra, que busca alunos para formar uma escola religiosa. É um profeta itinerante que busca seguidores para fazer com eles um percurso apaixonante: viver abrindo caminhos para o reino de Deus. Ser discípulo de Jesus não é tanto aprender doutrinas quanto segui-lo em seu projeto de vida.

Quem toma a iniciativa é sempre Jesus. Ele se aproxima, fixa seu olhar naqueles pescadores e os chama a dar uma orientação nova à sua existência. Sem sua intervenção, não nasce nunca um verdadeiro discípulo. Nós crentes precisamos viver com mais fé a presença viva de Cristo e o olhar que ele lança sobre cada um de nós. Se não é ele, quem pode dar uma orientação nova às nossas vidas?

Por isso, o mais decisivo é escutar a partir de dentro seu chamado: “Vinde atrás de mim”. Não é tarefa de um dia. Escutar este chamado significa despertar a confiança em Jesus, reavivar nossa adesão pessoal a ele, ter fé em seu projeto, identificar-nos com seu programa, reproduzir em nós suas atitudes e viver animados por sua esperança no reino de Deus.

Este poderia ser hoje um bom lema para uma comunidade cristã: ir atrás de Jesus; colocá-lo à frente de todos; recordá-lo cada domingo como o líder que vai à nossa frente; gerar uma nova dinâmica; centrar tudo em seguir de perto Jesus Cristo. Nossas comunidades cristãs se transformariam. A Igreja seria diferente.

______________________________________________________________________________

JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.

____________________________________________________________________________________
                                                       Fonte: franciscanos.org.br        Banner: Frei Fábio M. Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário