sábado, 27 de janeiro de 2024

Interessantes considerações do padre Zezinho:

Conheci um jovem padre anti-conciliar

Pe. Zezinho, scj ||||||||||||||||||||||||||

__________________________

Tinha 32 anos. Durante os estudos de Teologia, a conselho de seu pároco obedeceu as normas da Faculdade. Mas assim que foi ordenado obedeceu ao seu pároco que era anti-concílio! Eu o conhecia de algumas postagens suas.

1 - Voltou a vestir batina preta…

2 - Usava vestes com renda nas bordas….

3 - A estola tinha que ser como as de antes de 1965 ….

4 - A casula tinha que ser tipo violão como antes dos anos 1960.…

5 - Só citava o catecismo de Trento, ou o de São Pio X, nunca o de São João Paulo II…

6 - Só falava dos santos e santas do passado, nunca os santos atuais depois de 1960…

7 - Só usava as traduções de Bíblia de antes de 1960…

8 - Nunca pregava da Doutrina Social (DSI)…

9 - Atacava a TL e os padres comunistas e sem espiritualidade. Tive que explicar em base aos salmos que 120 deles eram cantos de teologia da libertação…

10 - Elogiava só os grupos de oração e adoração. Nem mesmo os movimentos familiares ele aceitava …

11 - Uma vez por semana celebrava a Missa Tridentina, de frente para o altar e de costas para o povo. O bispo permitiu, mas para um pequeno grupo de menos de 15 pessoas e numa capelinha. Ele questionou o bispo e o bispo o questionou. A autoridade era dele…

12 - Nunca escondia que, para ele, Papa era só Bento XVI. Nunca citava João XXIII, Paulo VI, João Paulo II ou Papa Francisco…

13 - Só lia autores conservadores...

14 - Só abria seu celular para seguir padres conservadores …

15 - Tinha grandes desconfianças de padres que não fossem do seu movimento de espiritualidade. As outras espiritualidades não lhe interessavam ...

16- Pregava muito sobre Céu, Inferno, Prêmio e Castigo, Anjos e Combate Espiritual.

*****

Veio me ver. Foi gentil. E eu também fui gentil! Mas ele quis saber porque eu pregava tanto sobre doutrina social e defendia o Concílio Vaticano, a CNBB e as atualizações da Igreja. Achava que sou contra a Tradição.

Respondi que, ele também pregava quase o tempo todo sobre oração e conversão pessoal. Eu prego sobre conversão para o social!

E, se ele tivesse estudado na nossa Faculdade ou comigo, saberia o porquê da minha maneira de todos os dias postar catequese católica.

Sou atualizador porque Jesus foi.

*Atualizador não despreza o passado, mas não quer voltar para ele.

*Vive o presente e preconiza o futuro, mas aceita mudanças pastorais, litúrgicas e sociais da nossa Igreja.

*Não damos meia-volta. A Terra Prometida dos Hebreus e o Reino dos Céus é agora, mas ainda há muito que construir.

*Tento me vestir e celebrar liturgicamente como foi combinado a partir dos anos 1965. E, na rua, eu me visto como cidadão comum, com um sinal no peito!

*Nas palestras às vezes uso colarinho de padre. Ou uso um terno discreto com uma cruz no peito.

*Tenho 82 anos e tento acompanhar a catequese da Igreja desde 1965. São 60 anos de pastoral sempre atualizada. Mudei desde o começo porque foi decisão dos Papas da época. A igreja quis “aggiornamento”,” atualização e ainda quer!

*Se outros bispos e padres escolheram testemunhar a fé usando outros sinais, e deixam claro que não concordam com as atualizações dos últimos 60 anos, eu respeito. São adultos como eu e estudaram quase a mesma coisa que eu!

****

*Mas a Bíblia e a História da Igreja que estudei mostram que Jesus atualizava, os apóstolos atualizavam e todos os 20 concílios que já houve na Igreja, corrigiram ou atualizaram a Igreja do seu tempo.

*Se há quem queira corrigir ou voltar atrás, respeito, mas eu faço parte dos que querem se corrigir ou corrigir comportamentos atuais e … atualizar o que é necessário atualizar!

****

Acho que não o convenci. Mas não fui eu quem o procurou. Foi ele quem me procurou, querendo saber porque, aos 82 anos eu prego assim. Conclui que, aos 32 anos ele prega diferente de mim!

Não tivemos os mesmos mestres!… Nem vivemos a mesma espiritualidade. Por nos chamamos CAT HOLOS: (para todos) e mais incluímos do que excluímos, exceto alguns que dizem que a Igreja deveria excomungar mais gente!

Há mais de 60 anos aprendi outra pastoral. Entre a pastoral da COMUNHÃO e a da EXCOMUNHÃO eu escolho a da integração, da inclusão, do diálogo, da aproximação e da COMUNHÃO, que já converteu muita gente nestes últimos 21 séculos!…

___________________________________________________________________
                                                                      Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário