sábado, 13 de janeiro de 2024

Importante questionamento:

O que buscamos em Jesus?

José Antonio Pagola

O evangelista João narra os humildes começos do pequeno grupo de seguidores de Jesus. Seu relato começa de maneira misteriosa. Ele nos diz que Jesus “passava”. Não sabemos de onde Ele vem nem para onde se dirige. Mas não se detém junto ao Batista. Vai mais longe que seu mundo religioso do deserto. Por isso João indica a seus discípulos que se fixem nele: “Este é o Cordeiro de Deus”.

Jesus vem de Deus, não com poder e glória, mas como um cordeiro indefeso e inerme. Nunca se imporá pela força, nem forçará ninguém a crer nele. Um dia será sacrificado numa cruz. Os que querem segui-lo deverão acolhê-lo livremente.

Os dois discípulos que ouviram o Batista começam a seguir a Jesus sem dizer nenhuma palavra. Há algo nele que os atrai, embora ainda não saibam quem Ele é nem para onde os leva. No entanto, para seguir a Jesus não basta escutar o que outros dizem dele. É necessária uma experiência pessoal.

Por isso, Jesus se vira e lhes faz uma pergunta muito importante: “O que buscais?” Estas são as primeiras palavras de Jesus aos que o seguem. Não se pode caminhar seguindo seus passos de qualquer maneira. O que esperamos dele? Por que o seguimos? O que buscamos?

Aqueles homens não sabem aonde pode levá-los a aventura de seguir a Jesus, mas intuem que Ele pode ensinar-lhes algo que ainda não conhecem: “Mestre, onde moras?” Não buscam nele grandes doutrinas. Querem que lhes ensine onde vive, como vive e para quê. Desejam que lhes ensine a viver. Jesus lhes diz: “Vinde e vede”.

Na Igreja e fora dela são muitos os que vivem hoje perdidos no labirinto da vida, sem caminho e sem orientação. Alguns começam a sentir fortemente a necessidade de aprender a viver de maneira diferente, mais humana, mas sadia e mais digna. Encontrar-se com Jesus pode ser para eles a grande notícia.

É difícil aproximar-nos desse Jesus narrado nos evangelhos sem sentir-nos atraídos por sua pessoa. Jesus abre um novo horizonte à nossa vida. Ensina a viver a partir de um Deus que quer para nós o melhor.  Pouco a pouco Ele vai nos libertando de enganos, medos e egoísmos que estão nos bloqueando.

Quem se põe a caminho seguindo a Jesus começa a recuperar a alegria e a sensibilidade para com os que sofrem. Começa a viver com mais verdade e generosidade, com mais sentido e esperança. Quando a pessoa se encontra com Jesus tem a sensação de que começa finalmente a viver a vida a partir de sua raiz, pois começa a viver a partir de um Deus bom, mais humano, mais amigo e salvador que todas as nossas teorias. Tudo começa a ser diferente.

_______________________________________________________________________________

JOSÉ ANTONIO PAGOLA cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Atualmente é diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Este comentário é do livro “O Caminho Aberto por Jesus”, da Editora Vozes.

____________________________________________________________________________________
                                                       Fonte: franciscanos.org.br        Banner: Frei Fábio M. Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário