quinta-feira, 19 de maio de 2022

Padre Jésus Benedito dos Santos

lança novo livro

Na última quinta-feira (12), aconteceu, durante o 18º Encontro Nacional dos Presbíteros, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o lançamento oficial do livro “Presbíteros Sinodais: comunhão, participação e missão”, do padre Jésus Benedito dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva (MG).

O livro fala da importante missão do clero (bispos, padres e diáconos) na animação da vida do povo de Deus, em suas igrejas locais, para a construção de uma igreja sinodal. A obra pretende ser um subsídio para auxiliar, de forma especial, o clero a compreender seu ministério ordenado sempre à luz da sinodalidade, sendo um instrumento nas mãos de Deus para uma comunhão e participação mais ativa na missão de evangelizar.

Em entrevista ao portal A12.com, padre Jésus explicou o que se entende por sinodalidade, tema tão caro para o Papa Francisco e para a teologia atual.

“A palavra sínodo lembra caminho! E a sinodalidade é o caminhar juntos. Um convite novo e antigo, porque São João Crisóstomo nos diz que Sínodo e Igreja são sinônimos. Os cristãos caminham juntos e formam a Igreja de Jesus, (bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas) e atualmente os últimos papas estão voltando a abordar essa palavra, em modo de ser Igreja, especialmente é um tema sempre recordado pelo papa Francisco”, esclareceu o autor.

Padre Jésus também explicou que a obra publicada não deve ser lida somente pelos padres, mas é para todos os públicos.

“Toda a Igreja é chamada a ser sinodal. Os quatro primeiros capítulos, do livro que possui cinco capítulos, estão voltados para o significado da espiritualidade e da sinodalidade como centro da palavra “cristã”. Somente o último capítulo fala direto ao ministro ordenado (bispos, padres e diáconos). Então, você que é leigo e leiga, você que é batizado e batizada, que bom você poder ler e entender o que é ser um cristão sinodal, ou seja, aquele que se elevou acima dos outros, porque agora ele não vive mais o conflito, mas sim a unidade ao dialogar com o outro de forma autêntica”, disse o sacerdote.

O livro deve ser uma ajuda para a construção de uma Igreja sinodal. Desta forma, o autor ao longo da obra esclarece que: “o caminho sinodal é o caminho conjunto de toda a Igreja: pastores, fieis, consagrados, religiosos, religiosas e todas as pessoas de boa vontade. A sinodalidade leva a viver o amor e os frutos do amor são a misericórdia, o perdão, a comunhão e a inclusão. Quem vive a sinodalidade segue o caminho do evangelho de Jesus. A Igreja sinodal, Igreja mãe, que inclui a todos, é o caminho apontado pelo papa Francisco para a Igreja do futuro. Essa forma de enxergar a realidade e a missão do ser humano no mundo estabelece um perfil colaborativo entre todas as instâncias sociais, segmentos políticos, religiosos e econômicos, bem como entre todos os seres humanos”.

A publicação do padre Jésus está dividida em cinco capítulos. O primeiro é “Sinodalidade: caminho para a Igreja do terceiro milênio”; segundo, “Sinodalidade: caminho do Evangelho de Jesus”; terceiro, “Sinodalidade: comunhão, participação e missão”; quarto: “Por uma espiritualidade sinodal” e quinto, “O presbítero sinodal: homem da comunhão, participação e missão”.

Você pode adquirir o livro do padre Jésus nas livrarias da editora Santuário e neste link.

Matéria: Padre Júlio César dos Santos Júnior
Fontes: Padre Jésus Benedito dos Santos e Portal A12.com
Imagem: Padre Heraldo José dos Reis

A imagem destacada da notícia é do lançamento do novo livro do padre Jésus Benedito dos Santos no dia 12 de maio, em evento do 18º Encontro Nacional de Presbítero (ENP), em Aparecida (SP).

..............................................................................................................................................................
                                                                                                             Fonte: arquidiocesepa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário