quinta-feira, 12 de maio de 2022

Padres da arquidiocese

participam de Encontro Nacional de Presbíteros

Padres Dirlei Abercio da Rosa, José Heraldo dos Reis e Reinaldo dos Santos participam de 9 a 14 de maio do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida (SP).

O 18º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) tem como tema geral “Presbítero, Comunhão e Missão” e, lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O evento acontece no Centro de Eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, em Aparecida (SP), de 9 a 14 de maio. A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) organiza o encontro. Participam presbíteros de todo o país.

No evento, representam os presbíteros da arquidiocese de Pouso Alegre (MG): os padres Dirlei Abercio da Rosa, Heraldo José dos Reis e Reinaldo dos Santos. Para eles, o evento tem possibilitado momentos de oração, partilha, discussão, troca de experiências e aprofundamento sobre a vida e o ministério presbiteral.

Temas relacionados ao ministério presbiteral e à Igreja estão sendo apresentados. No dia 10, padre Rosimar José de Lima Dias, doutor em psicologia clínica, falou sobre a situação atual dos presbíteros no Brasil, a partir de uma perspectiva humano-afetiva. Em sua palestra, padre Rosimar abordou os desafios atuais na vivência da vocação e da missão presbiteral, com destaque para a saúde mental dos presbíteros.

No dia 11, terceiro dia do encontro, dom Joel Portela Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou sobre “Presbíteros: chamado, comunhão e missão”. Ele apresentou ideias para compreender a realidade da Igreja no Brasil e do presbitério numa “mudança de época”. Dom Joel também destacou os desafios da atualidade, marcada por um contexto de mudanças, mostrando que essa “mudança” vem acompanhada de experiências “luminosas” de libertação, criatividade, resiliência e humanização.

Sobre a realidade presbiteral, dom Joel apontou a “comunhão presbiteral” como caminho para uma verdadeira fraternidade e concretização da sinodalidade no presbitério. O secretário-geral da CNBB concluiu a sua reflexão com a pergunta “Aonde vais?” (Quo Vadis?), descrevendo catorze indicações importantes para qualificar o presbítero: homem da esperança, homem para os outros, peregrino, inquieto, ouvinte, testemunha, “ponte”, celibatário, ordenado, “Cirineu”, sinodal, eclesial, irmão e menino. Além disso, o terceiro dia do 18º ENP teve momentos de oração, partilha e convivência entre os presbíteros participantes.

......................................................................................................................................................................

Informações e imagens: padre Heraldo José dos Reis.

A imagem destacada da notícia traz participantes do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida (SP), de 9 a 14 de maio.

..............................................................................................................................................................
                                                                                                            Fonte: arquidiocesepa-org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário