quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Papa na Audiência Geral desta quarta:

Embora perseguida
e acorrentada, a Igreja nunca se cansa de acolher
Roma, última etapa missionária de São Paulo, foi o centro da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira. Que o Espírito "nos torne, como São Paulo, capazes de impregnar nossas casas com o Evangelho e torná-las cenáculos de fraternidade", disse o Pontífice.
Mariangela Jaguraba - Cidade do Vaticano - O Papa Francisco encerrou o ciclo de catequeses sobre o livro dos Atos dos Apóstolos, na Audiência Geral desta quarta-feira (15/01), com a última etapa missionária de São Paulo: Roma.
A audiência, realizada na Sala Paulo VI, teve como tema «Paulo recebia a todos os que o procuravam, pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos». A prisão de Paulo em Roma e a fecundidade do anúncio.
“A viagem de Paulo, que foi a mesma do Evangelho, é a prova de que as rotas dos homens, se vividas na fé, podem se tornar um espaço de trânsito para a salvação de Deus, através da Palavra de fé que é um fermento ativo na história, capaz de transformar situações e abrir caminhos sempre novos.”
Dinamismo da Palavra de Deus
“Com a chegada de Paulo ao coração do Império, conclui-se a narração dos Atos dos Apóstolos, que não termina com o martírio de Paulo, mas com a abundante semeadura da Palavra. O final da história de Lucas, centrada na viagem do Evangelho no mundo, contém e resume todo o dinamismo da Palavra de Deus, Palavra irrefreável que deseja correr para comunicar a salvação a todos”.
Em Roma, Paulo encontra antes de tudo seus irmãos em Cristo, que o recebem e lhe dão coragem. Esta hospitalidade calorosa mostra quão aguardada e desejada era a sua chegada.
Apesar de sua condição de prisioneiro, Paulo encontra os notáveis judeus para explicar por que ele foi obrigado a apelar para César e conversar com eles sobre o Reino de Deus. Ele tenta convencê-los sobre Jesus, partindo das Escrituras e mostrando a continuidade entre a novidade de Cristo e a «esperança de Israel». Paulo se reconhece profundamente judeu e vê no Evangelho que prega, ou seja, no anúncio de Cristo que morreu e ressuscitou, o cumprimento das promessas feitas ao povo escolhido.
Depois desse primeiro encontro informal, que encontra os judeus bem dispostos, segue-se um encontro mais oficial, durante o qual, por um dia inteiro, Paulo anuncia o Reino de Deus e tenta abrir seus interlocutores à fé em Jesus, a partir da «lei de Moisés e dos Profetas». Como nem todos estão convencidos, ele denuncia o endurecimento do coração do povo de Deus, causa de sua condenação, e celebra com paixão a salvação das nações que se mostram sensíveis a Deus e são capazes de ouvir a Palavra do Evangelho da vida.  
A Palavra de Deus não está acorrentada
Segundo Francisco, neste ponto da narração, Lucas conclui sua obra mostrando-nos não a morte de Paulo, mas o dinamismo de sua pregação,  de uma Palavra que «não está acorrentada». Paulo não tem liberdade para se mover, mas é livre de falar porque a Palavra não está acorrentada, mas é uma Palavra pronta para ser semeada pelo Apóstolo.
Paulo faz isso «com toda coragem e sem obstáculos, numa casa onde acolhe aqueles que desejam receber o anúncio do Reino de Deus e conhecer a Cristo.
“Esta casa aberta a todos os corações em busca é uma imagem da Igreja que, embora perseguida, incompreendida e acorrentada, nunca se cansa de acolher todos os homens e mulheres com o coração maternal para lhes anunciar o amor do Pai que se tornou visível em Jesus.”
O Papa concluiu sua catequese, desejando que no final desse itinerário, "seguindo a corrida do Evangelho no mundo, o Espírito anime em cada um de nós o chamado para sermos evangelizadores corajosos e alegres. Que Ele nos torne, "como São Paulo, capazes de impregnar nossas casas com o Evangelho e torná-las cenáculos de fraternidade, onde podemos acolher o Cristo vivo, que vem ao nosso encontro em todas as pessoas e em todos os tempos”.
No final da Audiência Geral, o Papa Francisco saudou os peregrinos brasileiros da Paróquia de Nossa Senhora da Salete, de São Paulo, os peregrinos salesianos de São Paulo, o grupo Gen 3 do Movimento dos Focolares e todos os presentes de língua portuguesa.
...............................................................................................................................................................
Veja:
............................................................................................................................................................
As catequeses do Papa Francisco sobre os Atos dos Apóstolos
A série de catequeses do Santo Padre sobre os Atos dos Apóstolos, foi concluída na Audiência Geral desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2020. 
Cidade do VaticanoO Papa Francisco deu início a sua série de catequeses sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos, em 29 de maio de 2019, com o tema "esperar o cumprimento da Promessa do Pai", concluindo com a catequese na Audiência Geral desta quarta-feira, 15 de janeiro, onde falou sobre "A prisão de Paulo em Roma e a fecundidade do anúncio".
2019
29 de maio -   Esperar o cumprimento da Promessa do Pai: https://is.gd/30Gbf7
12 de junho – Matias, testemunha do ressuscitado, no lugar de Judas: https://is.gd/XE6cWh
19 de junho –  Pentecostes e a dinâmica do Espírito que inflama a palavra humana e a torna Evangelho: https://is.gd/JkgLPZ
26 de junho – As primeiras comunidades cristãs: https://is.gd/REcsNV
07 de agosto -  A comunhão integral na comunidade dos cristãos:  https://is.gd/UtH6LD
21 de agosto - koinonia, o novo modo de relacionamento entre os discípulos do Senhor: https://is.gd/mDMy9A
28 de agosto - Entre os apóstolos, sobressai Pedro: https://is.gd/MYAlcm
18 de setembro - Os critérios de discernimentos propostos pelo sábio Gamaliel:https://is.gd/wBa6DQ
25 de setembro - Estêvão "cheio de Espírito Santo", entre diakonia emartyria: https://is.gd/uGPLzm
2 de outubro - Filipe anuncia o Evangelho:  https://is.gd/Csp98p
9 de outubro - “É um instrumento escolhido por mim”: https://is.gd/uY3gDk
16 de outubro - “Em verdade reconheço que Deus não faz distinção de pessoas”:https://is.gd/0qQrol
30 de outubro - A fé cristã chega à Europa: https://is.gd/lJFn9e
6 de novembro - Paulo no Aerópago, exemplo de enculturação da fé em Atenas:  https://is.gd/qCOApc
13 de novembro -  Priscila e Áquila, um casal a serviço do Evangelho: https://is.gd/pnqCVE
4 de dezembro - O ministério de Paulo e a despedida dos anciãos: https://is.gd/t1GpuP
11 dezembro - Paulo prisioneiro diante do Rei Agripas: https://is.gd/b9eH3k
2020
08 janeiro - A provação do naufrágio:  https://is.gd/7qNHxp
15 de janeiro - A prisão de Paulo em Roma e a fecundidade do anúncio: https://is.gd/G2Bzab -https://is.gd/3YMRPk
.................................................................................................................................................
                                                                                                                Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário