quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

JMJ 2019:

                                Papa Francisco a caminho do Panamá

O Pontífice e sua comitiva chegarão à capital panamenha depois de percorrer 9.500 quilômetros em 13 horas de voo.
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco já está a caminho do Panamá. O voo da companhia italiana partiu do aeroporto de Fiumicino esta manhã, às 9h51 locais.
O Pontífice e sua comitiva chegarão à capital panamenha depois de percorrer 9.500 quilômetros em 13 horas de voo.
Acolhimento
A chegada está prevista às 16h30 locais, onde haverá o acolhimento oficial no aeroporto internacional de Tocumen. Lá, receberão Francisco o presidente da República, Juan Carlos Varela Rodríguez, acompanhado de sua esposa.
Duas crianças, em hábitos tradicionais, oferecerão flores ao Papa. Também estarão presentes no aeroporto os bispos do país e cerca de dois mil fiéis. O acolhimento oficial não prevê discursos.
Do aeroporto, o Pontífice percorrerá 28 km até a Nunciatura Apostólica do Panamá, onde pernoitará durante os cinco dias de sua estada no país.
Já o primeiro discurso do Santo Padre está marcado para a quinta-feira, no palácio presidencial, por ocasião da visita de cortesia ao presidente da República.
Refugiados
Antes de deixar a sua residência, a Casa Santa Marta, o Santo Padre encontrou um grupo de oito jovens refugiados de várias nacionalidades. Eles estão hospedados no Centro Pedro Arrupe, de Roma.
............................................................................................................................................................
Papa Francisco durante o voo:
Irei ao Japão em novembro
Conversando com os jornalistas durante o voo em direção do Panamá, o Papa falou sobre migrantes e viagens.

Cidade do Vaticano - Irei ao Japão em novembro, preparem-se: foi o que o disse o Papa Francisco no voo para o Panamá, respondendo a um jornalista japonês que lhe perguntou se planejava uma viagem ao seu país. Francisco disse que quer ir também ao Iraque, mas os bispos locais dizem que no momento não é seguro.
Uma jornalista deu ao Papa um desenho do adolescente imigrante que morreu no mar mediterrâneo e que tinha o seu boletim escolar costurado em suas roupas. O Papa ficou comovido e disse que gostaria de falar sobre isso na viagem de retorno.
Respondendo a uma pergunta feita pelo enviado do canal de televisão italiano RAI 1 sobre os muros erguidos para deter os migrantes em Tijuana, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, afirmou que o medo nos deixa loucos e convidou a ler o editorial do L’Osservatore Romano intitulado “Os muros do medo”.
O Diretor "interino" da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, respondendo às perguntas dos jornalistas, afirmou:
"A Viagem Apostólica ao Japão está em fase de estudo. Como o Santo Padre já disse em outras ocasiões, o seu desejo de ir a este país é grande. Sobre sua possível visita ao Iraque, como já declarou também o cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, retornando de sua visita em dezembro passado ao país, neste momento não há condições para uma visita do Santo Padre".
............................................................................................................................................................
Papa Francisco chegou ao Panamá
O avião papal tocou terra às 16h16 locais depois de uma viagem de quase 13 horas e percorridos cerca de 9.500 quilômetros.

Cidade do Vaticano - A espera terminou. O Panamá está em festa com a chegada do Papa Francisco. Momento esperado pelos panamenhos e por milhares de jovens provenientes de todas as partes do mundo, reunidos para participar da Jornada Mundial da Juventude.
O sorriso é o primeiro presente do Papa Francisco ao Panamá. Depois de quase 13 horas de voo, o Papa desceu do avião acolhido pelo calor de dois mil jovens - a juventude do papa, como gostam de cantar em coro - e um vento quente que acariciou o seu rosto. O abraço do país está nas cores das bandeiras, em numa faixa que sublinha como o Panamá está pronto para receber Francisco com alegria.
O Papa Francisco chegou ao Panamá para a sua vigésima sexta viagem internacional. O avião papal pousou no aeroporto internacional de Tocumen, onde o Pontífice foi acolhido pelo Presidente da República Juan Carlos Varela, por todos os bispos do Panamá. Duas crianças, em hábitos tradicionais, ofereceram flores a Francisco. Um momento de festa sem discursos oficiais, somente os hinos oficiais do Vaticano e do Panamá.
Deixando o aeroporto, o Papa se dirigiu para a Nunciatura Apostólica do Panamá, percorrendo cerca de 28 Km. Nestes dias de permanência em terras panamenhas o Papa será hóspede da Nunciatura. Milhares de pessoas ao longo das avenidas para saudar o Santo Padre.
O primeiro compromisso de Francisco nesta quinta-feira será no palácio presidencial, por ocasião da visita de cortesia ao presidente da República, onde fará o seu primeiro discurso. Ainda o encontro com os bispos e a cerimônia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude.
..................................................................................................................................................
                                                                                                                 Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário