quinta-feira, 24 de maio de 2018

Paróquias iniciam

divulgação do diaconato permanente

As paróquias iniciam neste final de semana a divulgação sobre a escola diaconal que inicia este ano na Arquidiocese de Pouso Alegre. Os materiais gráficos e as apresentações serão apresentados nas missas nestes dias 26 e 27 de maio. 
"Todas as paróquias estarão unidas em oração no último final de semana do mês de maio, 26 e 27 de maio, rezando em todas as missas para que Deus desperte vocações ao diaconato permanente. Na ocasião será distribuído panfleto informativo sobre este novo passo na Arquidiocese, valorizando e acolhendo estas vocações", afirmou padre Daniel Santini, um dos membros da comissão para esta causa.
Oração do Diácono
Após a apresentação do tema, toda a comunidade é convidada, juntamente com o pároco, fará a indicação de possíveis candidatos. Cada candidato deverá passar uma entrevista com seu respectivo pároco. Essa apreciação será enviada à comissão e ao Arcebispo Metropolitano, para início da escola diaconal. A escolha dos candidatos devem obedecer alguns critérios: pessoal, eclesial, familiares e comunitários. 
Oração do Diácono
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no seu número 1570, define que "os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade". Um diácono pode batizar, assistir aos matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar.
Dentre os requisitos pessoais, destaca-se que a idade canônica para ser ordenado diácono permanente é de 35 anos para os solteiros e de 37 anos para os casados e/ou viúvos e idade não muito avançada, ou seja, não superior a 55 anos. Ao atingir os 75 anos de vida, o diácono deverá se tornar emérito. 
As aulas terão início em agosto, com duração de quatro anos. As aulas serão sempre aos sábados, duas vezes ao mês, com 8 horas/aula de forma presencial (das 8h30 às 16h30) e 4 h/a de atividade extra-classe por sábado letivo, com atividades a serem realizadas em casa, pós cada encontro, totalizando 12 horas/aula por encontro. 
Serão 10 sábados letivos por semestre, num total de 240 horas/aula por ano, totalizando  960 horas/aula, sendo 640 horas/aula de forma presencial e 320 horas/aula de atividade extra-classe durante todo o curso. Além disso, será necessária a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), considerando uma carga horário de 140 horas/aula para sua elaboração. Desta forma, a Escola Diaconal terá uma carga horária total de 1100 horas/aula.
.................................................................................................................................................................
Diretrizes da vida e da missão do Diácono Permanente
As Diretrizes para o Diaconato Permanente de nossa Arquidiocese de Pouso Alegre estão em fase de elaboração e contemplarão alguns tópicos como:
Escolha dos candidatos; Itinerário Formativo para a Etapa Propedêutica; Escola Diaconal; Formação Permanente; Uso das vestes eclesiástico-litúrgicas; Vida profissional, social e político-partidária; Manutenção; Missão pastoral dos diáconos; Transferências e mudanças; Cessação da missão; 
1. Escolha dos candidatos
O Pároco ou o administrador Paroquial, com a aquiescência do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), indica os candidatos, através de uma folha própria. A escolha dos candidatos ao diaconato permanente deverá obedecer a alguns critérios subdivididos em 4 níveis: pessoais, eclesiais, familiares e comunitários.
1.1) Requisitos pessoais: saúde física e psíquica e equilíbrio afetivo-emocional; idade canônica: 35 anos para os solteiros e 37 anos para os casados e /ou viúvos e idade não muito avançada, ou seja, não superior a 55 anos. Ao atingir os 75 anos de vida, o diácono deverá se tornar emérito; situação civil e profissional compatíveis com o ministério diaconal, inclusive sem pretensão e/ou engajamento político-partidário; escolaridade, no mínimo, concluído o Ensino Médio, com análise de casos especiais pela Comissão; capacidade de boa liderança e espírito de equipe; capacidade de autocrítica, de renovação e de formação permanente; maturidade na fé. 
1.2) Requisitos eclesiais: visão de Igreja solidária com a realidade local; capacidade de comunhão eclesial para ouvir, dialogar e acolher; consciência apostólico-missionária; vida sacramental e conversão, oração e contemplação; interesse pelo estudo da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja.
1.3) Requisitos familiares: 
a) Para os candidatos casados: aceitação, consentimento e colaboração efetiva da esposa e dos filhos, sendo necessária declaração, por escrito, da própria esposa; estabilidade matrimonial; envolvimento da esposa na caminhada da comunidade; vida familiar em coerência com o ensinamento da Igreja; mínimo de 5 anos de vida matrimonial.
b) Para os candidatos solteiros: compromisso de assumir o estado celibatário.
c) Para os viúvos: compromisso de assumir o estado celibatário; ter, no mínimo, 5 anos de viuvez.
1.4 Requisitos comunitários: consciência de que será diácono da Igreja e não de um grupo ou movimento ou comunidade determinada; engajamento pastoral de, no mínimo, 5 anos;  visão do ministério como dom e serviço, superando possíveis tendências utilitaristas e autoritárias; sensibilidade para os desafios que se apresentarem na comunidade; comunhão com o bispo, presbitério e todos os organismos do povo de Deus; capacidade de inculturação; capacidade de perceber e valorizar outros ministérios e boas lideranças da comunidade; visão de pastoral orgânica e abertura missionária; capacidade de diálogo ecumênico com as demais denominações cristãs; aceitação por parte da comunidade, da Pastoral Presbiteral do Setor e do Presbitério.
2. Itinerário formativo para a etapa propedêutica
2.1 Objetivo da Etapa: Favorecer o aspirante ao Diaconato permanente (cf. AT 6 ,3: Fl 1,1: 1Tm 3,8-13) que sente o chamado vocacional em seguir o Cristo-Servo uma formação integral, englobante e propositiva a fim de que ele possa discernir sua vocação livre, madura e conscientemente e tornar-se discípulo-missionário de uma Igreja servidora. 
2.2 Dimensões de Formação: Dimensão Espiritual; Dimensão Humana e Comunitária; Dimensão Intelectual; Dimensão Pastoral-missionária.
2.3 Passos do Itinerário Formativo: Encontro pessoal com Jesus; Conversão; Discipulado; Comunhão; Missão.
2.4 Cronograma, Conteúdo e Assessores
21/07 (Sábado)
Dia de apresentação dos candidatos e orientações sobre o itinerário formativo – 14h às 17h30 no Seminário Arquidiocesano.
11/08 (Sábado)
Banner de divulgação
8h30 – Chegada, café e momento de entrosamento e espiritualidade. (FACAPA)
10h – A Pessoa, o ser humano e sua identidade a partir da antropologia cristã.  Assessor: Pe. Vanildo de Paiva
11h – Intervalo
11h15 – A Pessoa, o ser humano e sua identidade a partir da antropologia cristã. Assessor: Pe. Vanildo de Paiva
12h30 – Almoço (Seminário)
13h30 – Partilha em grupo
15h – Intervalo
15h15 – Plenária, conclusões do dia, encaminhamentos e momento de Espiritualidade.
16h – Encerramento
25/08 (Sábado): Família e Comunidade. Assessor: Pe. Lucimar Pereira Goulart
15/09 (Sábado): Vocação e Ministério. Assessor: Pe. Ivan Paulo Moreira
29/09 (Sábado): A Leitura Orante da Bíblia. Assessor: Pe. Narcizo Pires Franco
06/10 (Sábado): A Liturgia das Horas. Assessor: Pe. Fábio de Souza Leão
27/10 (Sábado): O Catecismo da Igreja Católica. Assessor: Pe. Francisco José da Silva
10/11 (Sábado): As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Paróquia: Comunidades de Comunidades. Assessor: Pe. Eduardo Rodrigues da Silva
24/11 (Sábado): A História da Arquidiocese de Pouso Alegre e o seu Plano de Pastoral. Assessor: Pe. Mauro Ricardo de Freitas
15 e 16 dezembro (Sábado e Domingo): Retiro Espiritual da Etapa Propedêutica (Comunidade Sol de Deus) e 1° Escrutínio dos aspirantes ao Diaconato Permanente
2.5 Rateio dos Custos
- Faculdade Católica: Café da manha e da tarde e estrutura física da Faculdade.
- Seminário: Almoço aos candidatos ao diaconato e aos professores; Toda logística para o almoço; e Estrutura física do Seminário.
- Economato da Cúria: uma diarista para auxiliar na cozinha a funcionária do Seminário; Ajuda na alimentação, caso o grupo de candidatos exceda 20 (vinte) participantes.
- Contribuição do Aspirante ao Diaconato: Cada Aspirante ao Diaconato contribuirá com uma mensalidade de R$ 50,00 (cinquenta reais) para ajudar nos custos do retiro anual e Fundo da Escola Diaconal. 
3. Escola Diaconal
A Escola Diaconal terá duração de 4 anos. As aulas acontecerão aos sábados quinzenais, ou seja, dois sábados por mês, com 8 horas/aula em cada sábado de forma presencial, das 8h30 às 16h30, e 4 h/a de atividade extra-classe por sábado letivo, com atividades a serem realizadas em casa, pós cada encontro, totalizando 12 horas/aula por encontro.
Serão 10 sábados letivos por semestre, num total de 240 horas/aula por ano. Como serão 4 anos, teremos um total de 960 horas/aula, sendo 640 horas/aula de forma presencial e 320 horas/aula de atividade extra-classe.
Além disso, será necessária a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), considerando uma carga horário de 140 horas/aula para sua elaboração. Desta forma, a Escola Diaconal terá uma carga horária total de 1100 horas/aula.
...............................................................................................................................................
                                                               Fonte: arq.mirade.com.br    Texto: Pe. Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário