quinta-feira, 31 de maio de 2018

Mensagem do Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado

ao Povo de Deus presente na Arquidiocese de Pouso Alegre


“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” (Jo 15, 12)
Irmãs e irmãos, que a paz do Senhor Jesus esteja convosco!
Em tempos tão difíceis para o Brasil, mas também para tantos outros povos e nações, queremos trazer uma palavra de ânimo e esperança, nesta Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, em sintonia com o povo de Deus, que vem sofrendo com a grave crise socioeconômica e política. Vivenciamos, nos últimos dias, com a paralização dos nossos irmãos e irmãs caminhoneiros, dificuldades de transportes, alta nos preços, mudanças na rotina das nossas cidades e comunidades cristãs, atividades canceladas e transtornos diversos. Manifestamos nossa solidariedade aos caminhoneiros que percorrem as estradas e rodovias de nossa Arquidiocese e de todo o Brasil. Entendemos as causas que levaram a isso e conclamamos a todos para que repensemos na forma como o dinheiro tem tomado conta de nossas vidas: a busca do lucro sem medida, que leva à exploração do trabalho, tanto por parte dos governos, como dos empresários. 
No entanto, cremos no Senhor da vida, que a todos chama para viver em sua amizade e na fraternidade com os demais, para que, à luz da fé e da prática do Evangelho de Jesus Cristo, construamos o bem comum, essência maior de nossa vida em comunidade. Proclamamos que a o Corpo e o Sangue de Cristo produzem em nós a esperança verdadeira que se não se apaga diante das dificuldades, mas que nos anima, como povo, para enfrentarmos esses tempos difíceis. 
Com o Papa Francisco declaramos que cremos em Deus que manifestou o seu amor imenso em Cristo morto e ressuscitado (Evangelii Gaudium, n.11). Esta verdade renova as nossas forças, sempre. Jesus, que faz novas todas as coisas (Ap 21,5), pode sempre renovar a nossa vida, a nossa comunidade e o nosso país. Numa sociedade que nega a vida, marcada por uma economia de exclusão, pela desigualdade social, pela crise das instituições e pelo individualismo, queremos, por meio do anúncio da Palavra de Deus, iluminar os novos modos de nos relacionarmos com Deus, com os outros e com o ambiente. 
Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo. Queremos deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela. Por isso, somos convocados, pela Palavra de Deus e pela Doutrina Social da Igreja a nos colocarmos em profética posição, trabalhando pela inclusão social dos pobres, ouvindo seus clamores e sendo solidários a eles, promovendo o bem comum e o direito de todos a uma vida digna, em plenitude, como quer Jesus (Jo 10,10), o que inclui garantir comida, educação, saúde, moradia e trabalho com salário justo.
Neste ano eleitoral, o Papa Francisco nos recorda: “Governar é servir cada um de nós, cada um dos irmãos que compõem o povo, sem esquecer ninguém” (Deus é Jovem, p. 54). E no ano do laicato, lembremos que Jesus faz de nós, homens e mulheres, jovens, crianças e idosos, sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). 
A evangelização implica também um caminho de diálogo como forma de encontro, na busca de consenso e de acordos, tendo como centro a preocupação por uma sociedade justa e sem exclusões. Só assim teremos a paz verdadeira. Não a paz que vem das armas, da força ou do silêncio imposto. Mas a que nasce da justiça e da misericórdia. É pela ternura e pelo amor que a nossa sociedade será transformada, e as raízes da paz e da solidariedade nos conduzirão à vida plena revelada na entrega do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Que vivamos, neste mundo, a ação misteriosa do Ressuscitado e do seu Espírito, contando com a presença materna de Maria, Mãe de Jesus, sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida, mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas também nossa Senhora da prontidão, a que sai “às pressas” (Lc 1,39) da sua povoação para ir ajudar os outros.
         Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. - Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre
                                                                                           Pouso Alegre, 31 de maio de 2018
                                                                        Solenidade do Ssmo. Corpo e Sangue de Cristo 
.................................................................................................................................................
                                                                                                    Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário