quinta-feira, 31 de maio de 2018

Celebrando a Festa do Corpo e Sangue de Cristo,

comemoramos o 168º aniversário da Paróquia São José

História de Fé e Amor
Nossa querida Paróquia São José faz aniversário, cento e sessenta e oito anos de existência. Um marco que merece ser festivamente comemorado, recordando seu nascimento, sua instalação, os fatos mais significativos de sua história nessas dezesseis décadas e um quinquênio de crescimento e desenvolvimento de sua ação pastoral.
A paróquia constitui-se na base e ao mesmo tempo na linha de frente da Igreja, pois responde à missão dada por Jesus Cristo ao seu Povo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Cf. Mc 16-15).  O Documento de Aparecida afirma: “Entre as comunidades eclesiais nas quais vivem e se formam os discípulos e missionários de Jesus Cristo as sobressaem as Paróquias. São células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a ser casas e escolas de comunhão”.
Matriz de São José
Olhando para a história de nossa paróquia, devemos nos lembrar de tantos discípulos e missionários de Jesus Cristo – sacerdotes, religiosos e cristãos comprometidos com a fé –, responsáveis por sua criação, sua caminhada e sua ação evangelizadora, que levaram tantos à experiência do amor de Deus em sua vida e à consciência de que são construtores da comunhão no meio do povo.
A Paróquia São José tem suas raízes mais distantes em um pequeno povoado já existente na região do Sapucaí Mirim por volta de 1826 quando José Alves de Lima, um dos primeiros proprietários de terras nessas imediações, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São José. Posteriormente, outras pessoas devotas também doaram terras para a Capela de São José.
Campo do Lima foi a primeira denominação do povoado; depois, Formiguinha e, em 1827, o lugar passou a se chamar São José da Ventania. Em 1831, tornou-se São José das Formigas, e, pela Lei Provincial nº 472, de 31 de maio de 1850, foi elevado à condição de Distrito com a denominação de São José do Paraíso.
Segundo registra Monsenhor Sebastião Carvalho Vieira na obra Três Valores no Paraíso, missionários que por aqui passaram sugeriram o atual nome do município, acrescentando a Paraíso o radical grego polis, que significa cidade. A Lei nº 621, de 14 de novembro de 1914, tornou oficial o nome Paraisópolis.
A Paróquia São José foi criada na mesma data da elevação do povoado a Distrito, 31 de maio de 1850, antes, portanto, da criação do município de Paraisópolis, cuja Câmara foi solenemente instalada no dia 25 de janeiro de 1873, e cuja elevação oficial à categoria de cidade e sede de município ocorreu em 24 de dezembro de 1874.
A nova paróquia pertencia à Diocese de São Paulo, pois nesta data ainda não existia a Diocese de Pouso Alegre, que só viria a ser criada pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial Regio Latissime Patens cinquenta anos após, no dia 4 de agosto de 1900. A partir dessa data passamos a pertencer com muita alegria à Igreja Particular de Pouso Alegre.
Missa da Festa de São José
Hoje, as paróquias vivem novas realidades. O Documento de Aparecida afirma: “A renovação das paróquias no início do terceiro milênio exige a reformulação de suas estruturas, para que seja uma rede de comunidades e grupos, capazes de se articular conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo em comunhão” (cf. nº 172). Nossa paróquia estrutura-se nessa rede de comunidades, onde se desenvolve sua ação pastoral. As celebrações, sempre que possível, vêm sendo descentralizadas. Diversas ações litúrgicas, especialmente as missas, têm sido celebradas nas comunidades, atendendo, dessa forma, às pessoas que residem em bairros mais distantes do centro da cidade.
A missão da Igreja realiza-se por meio das pastorais, que também estendem sua ação a todas essas comunidades, valorizando as lideranças locais. Entre outras, atuam em nossa paróquia algumas das pastorais importantes para a evangelização: Litúrgica, Catequética, do Batismo, Familiar e da Criança. Há ainda movimentos como Mãe Rainha e RCC, associações e irmandades como a Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação de São Francisco de Assis, Associação de Santo Antônio, Zeladores e Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus e Irmandade de Santa Rita, entre outras.
Parabéns, queridos irmãos que construíram e constroem essa bela história de fé nas terras d’o Paraíso de José! Que sejamos cada vez mais comprometidos com a vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo para que possamos anunciá-los a todos necessitam do amor de Deus como também nós necessitamos!
                                                                                                       Luiz Gonzaga da Rosa
                                   Autor d’O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José (2010)
...............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário