sábado, 24 de junho de 2017

Sábado no Vaticano

Papa recebe padres Ressurreicionistas

Cidade do Vaticano (RV) - Os religiosos da Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estão realizando seu Capítulo geral em Roma, foram recebidos na manhã de sábado (24/06) pelo Papa Francisco.
Quem são
Audiência na Sala do Consistório, 24 de junho
Filhos espirituais de Bogdan Janski, apóstolo dos poloneses emigrados na França no século XIX, a Congregação nasceu para testemunhar que a Ressurreição de Cristo é a base da vida cristã, para anunciar a exigência da ressurreição pessoal e amparar a comunidade em sua missão no serviço ao Reino de Deus. São conhecidos como 'Ressurreicionistas'
O Capítulo tem o tema “Testemunhas da presença do Senhor Ressuscitado: da comunidade ao mundo”.
Dirigindo-se aos 30 religiosos, o Papa ressaltou três expressões:
- Testemunhas da presença do Senhor Ressuscitado.
Francisco citou como ícone Maria Madalena, que procurava Jesus morto e o encontrou vivo. E recomendou aos presentes que não sejam homens nostálgicos, mas contemplativos que vejam o que os outros não veem; que proclamem com audácia que Cristo é vivo e é o Senhor. O Papa ainda indicou que como Madalena, devem ser ‘homens em caminho’ rumo às periferias humanas, levando a luz do Evangelho.
- Da comunidade ao mundo.
Aqui o Papa mencionou os discípulos de Emaús: “Se a Ressurreição de Cristo é a nossa maior certeza, como não correr para anuncia-la aos outros?”, questionou, respondendo que o modo concreto para fazê-lo é a vida fraterna em comunidade. “O outro é um dom que não pode ser manipulado nem desprezado; um dom a ser acolhido com respeito porque nele, especialmente quando é frágil, me vem ao encontro Cristo”. Francisco exortou: "Comunidades sejam abertas à missão e fujam da autorreferencialidade, que conduz à morte".
- Profetas de alegria e de esperança pascal.
Com esta terceira expressão, Francisco encorajou os religiosos: “Se tivermos a coragem de ir até nossos sepulcros pessoais e comunitários, veremos que Jesus é capaz de nos fazer ressurgir deles. E isto nos fará reencontrar a alegria, a felicidade e a paixão dos primeiros momentos da nossa entrega”.
Encerrando, o Papa recordou: “fazer memória grata do passado, viver o presente com paixão, abraçar o futuro com esperança”. E pediu a todos que rezem por ele. 
O 33º Capítulo Geral.
O 33º Capítulo Geral da Congregação elegeu o novo Superior Geral da Congregação para os próximos seis anos: Pe. Paul Voisin, CR natural da província de Ontario-Kentucky.  
Um brasileiro na Cúria
Para Vigário Geral, foi eleito o brasileiro Pe. Evandro Miranda Rosa, CR membro da Região Sul Americana, até o momento Pe. Evandro trabalhava na Cúria Geral como procurador e Formador no Colégio Internacional dos Ressurreicionistas em Roma. Pe. Evandro Miranda Rosa é o primeiro a ocupar esta função, até então denominada de assistente geral, e o primeiro brasileiro a desenvolvê-la.
Como primeiro conselheiro foi eleito o Pe. Jacek Praski, CR, membro da província dos Estados Unidos, até o momento pároco na cidade de Chicago e como segundo conselheiro Pe. Adrzej Gieniusz, CR, membro da província Polonesa e atualmente professor na Universidade Urbaniana em Roma.(CM)
...............................................................................................................................................................
Assista:
.................................................................................................................................................
                                                                               Fonte: radiovaticana.va    Banner: news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário