segunda-feira, 19 de junho de 2017

Dia de oração pela santificação do clero

será celebrado na Arquidiocese na próxima sexta-feira

Os padres e diáconos da Arquidiocese de Pouso Alegre estarão reunidos no próximo dia 23 de junho, juntamente com o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., para uma manhã de oração por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Santificação do clero. O encontro será no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas. O local foi escolhido porque ali viveu Monsenhor Alderige Torriane, que está com seu processo de canonização em andamento. 
Padres com o Dom Majella após a Missa do Crisma 2017
O coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Fabiano José Pereira, sugere que os padres motivem suas comunidades a se unirem em oração também nesse dia. 
"Contamos com sua presença, meu irmão padre e diácono, para este dia de unidade, fraternidade e oração. Que na sua paróquia os leigos sejam motivados a criar um momento de oração por nós, presbitérios, nesta data ou noutra mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar", escreveu em carta encaminhada ao clero.
O dia começará com a oração do terço pela santificação do clero, seguido de um momento de reflexão conduzido pelo padre Cortez. Às 11h30, o clero participa da Hora Santa e Bênção do Santíssimo. 
A Jornada Mundial de Oração pelos Sacerdotes foi proposta pelo Papa João Paulo II, na Carta aos Sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa de 1995, publicada no dia 25 de março de 1995, Solenidade da Anunciação do Senhor. No último parágrafo da Carta, o Papa dizia:
“Queira a Virgem Santa lançar o seu olhar carinhoso sobre todos nós, seus filhos prediletos, nesta festa anual do nosso sacerdócio. Coloque, em nosso coração, sobretudo um grande anseio de santidade. Escrevi na Exortação Apostólica Pastores dabo vobis: ‘A nova evangelização tem necessidade de evangelizadores novos, e estes são os presbíteros que se esforçam por viver o seu sacerdócio como caminho específico para a santidade’ (n. 82). A Quinta-feira Santa, levando-nos até às origens do nosso sacerdócio, recorda-nos também a obrigação de tender para a santidade, a fim de sermos ‘ministros de santidade’ para os homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral. Nesta perspectiva, vem a ser muito oportuna a proposta, sugerida pela Congregação para o Clero, de se celebrar, em cada diocese, um ‘Dia pela Santificação dos Sacerdotes’, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus ou noutra data mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar. Faço minha esta proposta, almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.
.................................................................................................................................................
                                                                   Fonte: arq.mirade.com.br   Texto: Pe. Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário