terça-feira, 28 de junho de 2016

Solenidades marcam centenário de

Dom Octávio Chagas de Miranda
A Arquidiocese de Pouso Alegre está comemorando o centenário de sagração episcopal de Dom Octávio Chagas de Miranda e tomada de posse como 3º Bispo diocesano.
Convite de reinauguração do Arquivo do Centenário
As solenidades comemorativas terão seu ápice no dia 29 de junho, memória de São Pedro e São Paulo. Na oportunidade, às, 16h, na Cúria Metropolitana, o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R assinará os decretos de criação de duas novas paróquias. Serão elevadas a Paróquia São Sebastião, em Senador José Bento, cujo pároco será o Pe. Valdair Benedito Peres, e a Paróquia de São Cristóvão e São Benedito, em Extrema, que terá como pároco o Pe. Benedito Luciano da Rosa. Na mesma solenidade acontecerá a reinauguração do Arquivo Metropolitano, instalado na Cúria Metropolitana de Pouso Alegre.
Ainda no dia 29, às 19h, Arcebispo Metropolitano e o clero arquidiocesano concelebrarão a santa Missa Solene na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, com a presença de fiéis.
Para celebrar o centenário, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pouso Alegre lançou um site com informações, fotos e textos e circulares emitidas pelo Bispo. Acesse: www.arquidiocese-pa.org.br/otavio100
Breve biografia de Dom Octávio
Dom Octávio
Octávio Chagas de Miranda nasceu no município de Campinas (SP) no dia 10 de agosto de 1881. Era filho de Francisco Chagas de Miranda, maquinista da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, e Cândida Maria Teodora Miranda, mulher piedosa e catequista da Matriz velha de Campinas. Teve mais cinco irmãos: Laudelino, Olímpio, João, Amélia e Lídia.

O piedoso padre Nery, vendo a dedicação, disponibilidade e percebendo sinais de vocação, decidiu enviar Octávio para o colégio dos padres da Companhia de Jesus, em Itú. Terminando o curso de humanidades, mudou-se para São Paulo, para cursar Filosofia no ano de 1886. Padre Nery foi escolhido para o episcopado, mas seu pupilo, Octávio, não o abandonou. No dia 21 de julho de 1901, Dom João Batista Corrêa Nery toma posse na Catedral de Pouso Alegre e ao estudante Octávio foi dado o cargo de chanceler da Mitra.
No dia 04 de dezembro de 1903 ele foi ordenado diácono. Já no dia 20 do mesmo mês, na Catedral do Bom Jesus em Pouso Alegre, Octávio foi ordenado padre.
Dom Nery permaneceu como Bispo de Pouso Alegre por oito anos, quando, em 30 de outubro de 1908, foi transferido para o recém-criado Bispado de Campinas. Ligado ao padre Octávio por laços de íntima amizade e pelo afeto de pai espiritual, Dom Nery não podendo dispensar o seu caríssimo auxiliar, pela confiança que ele lhe inspirava, como pelos inestimáveis serviços que prestava, decidiu então, que o mesmo o acompanharia na sua transferência para Campinas.
Em 14 de fevereiro de 1916, Campinas recebeu festivamente a notícia da eleição do Vigário da Matriz Velha, Cônego Octávio Chagas de Miranda, para a alta dignidade de Bispo Diocesano de Pouso Alegre, no Sul de Minas”. (1981, pág. 87).
A ordenação episcopal do Cônego Octávio se deu no dia 04 de junho de 1916. Como ordenantes auxiliares estavam Dom Francisco de Campos Barreto (Bispo de Pelotas – RS) e Dom Antônio Augusto de Assis (Bispo de Guaxupé – MG). O ordenante principalmente, não poderia ser diferente, foi Dom Nery.
O 3º Bispo de Pouso Alegre, Dom Octávio Chagas de Miranda, chegou à sua Diocese no dia 28 de junho de 1916, tomando posse um dia depois, no dia 29 de junho.
Dom Octávio começou seu calvário de sofrimento no ano de 1948, quando começo a sentir os primeiros sintomas do mal de Parkinson. Veio a falecer no dia 29 de outubro de 1959.
Texto: Adaysa Fernandes   Breve Biografia: Diácono Andrey Nicioli   Fotos: Arquivo arquidiocesano

                                                                                      Fonte: arquidiocese-pa.org.br
................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário