quinta-feira, 30 de junho de 2016

Arquidiocese celebra centenário de

Dom Octávio Chagas de Miranda

No dia 29 de junho, ocorreram as solenidades comemorativas pelo centenário de sagração episcopal de Dom Octávio Chagas de Miranda e tomada de posse como 3º Bispo diocesano na Arquidiocese de Pouso Alegre.
Dom Majella assina decretos
Em cerimônia realizada no Centro de Pastoral, anexo à Cúria Metropolitana, o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R, assinou os decretos de criação de duas novas paróquias, inaugurou a galeria dos Bispos e reinaugurou o Arquivo Metropolitano, que recebeu o nome do homenageado.
O chanceler do arcebispado, Pe. Jésus Andrade Guimarães, iniciou os trabalhos agradecendo a presença do clero, das autoridades regionais, dos representantes das comunidades de Senador José Bento e Extrema e de todos os que compareceram à solenidade.
Pe. Jésus deu prosseguimento convidando para compor a mesa solene o Arcebispo de Pouso Alegre Dom Majella; o arcebispo emérito D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho; o vigário geral e pároco da Paróquia Santo Antônio, Cônego Wilson Mário de Morais; o pároco da Paróquia Santa Rita de Extrema, Monsenhor José Dimas de Lima, o pároco da paróquia São José de Congonhal Pe. João Bosco de Freitas e os futuros párocos, Pe. Valdair Benedito Peres e Pe. Benedito Luciano da Rosa.
O chanceler teceu um breve histórico da Arquidiocese de Pouso Alegre e discorreu sobre a importância da região onde se encontram as novas paróquias. Foram elevadas a Paróquia São Sebastião, em Senador José Bento, que terá como pároco o Pe. Valdair, e a Paróquia de São Cristóvão e São Benedito, em Extrema, que terá como pároco o Pe. Benedito Luciano.
Inauguração da Galeria dos Bispos
Logo após, foi iniciada sessão solene de assinatura dos decretos, sendo que cada futuro pároco recebeu a caneta com que o decreto fora assinado e uma cópia do documento.
Em seguida, Dom Majella fez um breve pronunciamento, no qual ressaltou a importância das paróquias, pois elas aproximam a Igreja dos fiéis, por meio dos trabalhos pastorais.
Dando continuidade, todos foram convidados para conhecer a Cúria Metropolitana, que passou por reformas recentemente, e para a cerimônia de inauguração da Galeria dos Bispos e do Arquivo Metropolitano. Na oportunidade, o chanceler pediu ao Pe. Sebastião Teixeira Beraldo, que teve a honra de ser crismado por Dom Octávio Chagas de Miranda, que colocasse na Galeria o quadro com a foto do bispo homenageado. Em seguida Dom Majella colocou na Galeria o quadro com a foto do arcebispo emérito, e por fim, Dom Ricardo Pedro finalizou a Galeria, colocando a foto de Dom Majella.
Em cerimônia contínua foi descerrada a placa de reinauguração do Arquivo Metropolitano, a qual teve os dizeres lidos em alta voz pelo Mons. José Dimas de Lima, que é o arquivista. Descerraram a placa, além dos arcebispos, o arquivista Mons. Dimas, Pe. Marcos Eduardo Caliari e a funcionária Cristina Faria, que trabalham no Arquivo. Novamente, Dom Majella fez um pronunciamento e em seguida o Mons. José Dimas também falou aos presentes. O Diácono Andrey Niciolli leu uma breve biografia de Dom Octávio.
Encerrando os trabalhos da tarde, Dom Majella abençoou as instalações do arquivo e encerrou concedendo sua benção a todos.
Missa do centenário
À noite, o Arcebispo Metropolitano, o Arcebispo emérito e o clero arquidiocesano concelebraram a santa Missa Solene do Centenário da sagração e posse de Dom Octávio, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Muitos fiéis compareceram a Santa Eucaristia que foi abrilhantada pelo coral Vozes de Euterpe, de Brazópolis.
Participaram da Missa, as proclamadoras da Palavra, Sra. Walda Nunes Rosa e Sra. Áurea Correa, que também tiveram o privilégio de iniciar na vida cristã junto a Dom Octávio.
Os arcebispos depositaram uma coroa de flores no túmulo de Dom Octávio, que se encontra na Cripta da Catedral, ao som do canto Salve Regina, que foi entoado pelo Cabido Metropolitano.
Durante a Missa, também houve o momento especial de homenagem ao arcebispo emérito, Dom Ricardo Pedro, que celebrava na data o aniversário de 49 anos de sua ordenação sacerdotal.
Dom Majella e Dom Ricardo depositam flores no túmulo de Dom Octávio
Ao final da celebração, foi feito um agradecimento especial a Comissão do Centenário, que arduamente trabalhou. Integraram a comissão o Monsenhor José Dimas de Lima, o diácono Andrey Nicioli, coordenador da Pastoral Arquidiocesana da Comunicação e os professores Maria Eunice Cherbele, Josemayre Nery, Marilda Laraia, Carlos de Barros Laraia, Antonio Homero Rocha de Toledo, Maristela Saponara, Cleyton Costa, auxiliados pelos universitários do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí. A comissão elaborou textos, exposição fotográfica e um site com informações, fotos e textos e circulares emitidas pelo Bispo. (www.arquidiocese-pa.org.br/otavio100)
Ao final da Santa Missa, a fanfarra composta por alunos da Escola Municipal Dom Otávio se apresentou na frente da Catedral, encerrando assim as homenagens. (Texto de Adaysa Fernandes)
..............................................................................................................................................................
Momentos







...............................................................................................................................
                                                                                  Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário