terça-feira, 13 de setembro de 2022

Monsenhor João Aparecido de Faria

já está junto de Deus no céu!

“Em verdade vos digo: todo aquele que tiver deixado casa, mulher, irmão, pais ou filhos por causa do Reino de Deus, receberá muitas vezes mais no presente e, no mundo futuro, a vida eterna” (Lc 18,29).

Monsenhor João Faria
Após um período de mais de três meses de convivência com uma grave enfermidade, faleceu em seu apartamento no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre, às 20h26 desta noite, o querido monsenhor João Aparecido de Faria.

Primeiro dos treze filhos do saudoso casal Antônio Pereira de Faria Sobrinho e Maria Lopes de Faria, nasceu no bairro rural da Lagoa, em Paraisópolis, no dia 12 de outubro de 1933 e foi batizado pelo também saudoso monsenhor Antônio Olinto de Paiva Dutra.

Após os estudos iniciais em nossa cidade, ingressou no seminário de Pouso Alegre em 15 de abril de 1947, onde estudou até 31 de dezembro de 1951. Transferiu-se em seguida para o Seminário São José de Mariana, onde, no período de 1º de março de 1953 ao final de 1958, fez os cursos de Filosofia e Teologia.

Considerado apto ao sacerdócio, pela imposição das mãos de dom Oscar de Oliveira recebeu o presbiterado na matriz de São José no dia 14 de dezembro de 1958. Ressalte-se que foi o primeiro padre ordenado em Paraisópolis.

Após ter exercido o ministério em diversas paróquias e desempenhado outras importantes funções na arquidiocese, após a Páscoa de 1975, iniciou o exercício de vigário cooperador do saudoso cônego Benedito Profício em nossa paróquia, da qual se tornou pároco no dia 7 de janeiro de 1977.

Esteve à frente da comunidade até o final de 1981. Nesse período foram muitas as suas realizações pastorais e na melhoria dos templos da cidade e das capelas rurais. Com a graça de Deus, em outra matéria, enumeraremos parte do muito bem que fez a todos nós.

Após ter exercido o ministério em outras paróquias, residia no seminário desde 2007. Prestava assistência espiritual aos candidatos ao sacerdócio e, com total disponibilidade, colaborava também em diversas paróquias quando solicitado.

Difícil enumerar todas as virtudes desse querido padre que durante mais de sessenta e três anos de sacerdócio, doou-se totalmente ao serviço do Povo de Deus. Humildade, simpatia, alegria e santidade são algumas delas.

Hoje no céu, junto de Deus e de seus pais, intercede por seus familiares, pela nossa paróquia, pela arquidiocese de Pouso Alegre e pela Igreja.

Querido monsenhor João Faria, receba a recompensa do Senhor da vida por tudo que realizou em favor de milhares de pessoas! Alegria e paz eterna!

Luiz Gonzaga da Rosa

Jubileu de Diamante de Sacerdócio do Monsenhor João Faria - 14 de dezembro de 2018

........................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário