terça-feira, 4 de agosto de 2020

Neste 4 de agosto comemoramos

São João Vianney – Patrono dos Sacerdotes


O dia de hoje é dedicado pela Igreja a São João Maria Vianney, conhecido como Cura D'Ars.  Ars era uma pequena aldeia da França, onde o padre João Vianney se tornou cura (pároco).
João Maria Vianney nasceu em Dardilly em 1786. De família simples e de muita fé, desde de cedo manifestou o desejo de se tornar padre. Dedicava grande amor a Jesus Cristo e era devoto de Nossa Senhora. Sua trajetória rumo ao sacerdócio foi penosa. Aprendeu a ler e escrever já com dezoito anos e apresentava dificuldades nos estudos, especialmente no aprendizado da língua latina, de filosofia e teologia.
Com a ajuda de um amigo padre, conseguiu realizar seu sonho, tornou-se presbítero, e foi nomeado pároco de Ars. Seu exemplo e pregação mudaram as características do lugarejo. De uma realidade distante dos valores do evangelho, o pequeno povoado transformou-se em um local abençoado. Para lá dirigiam-se peregrinos para confessar-se com o santo sacerdote. Foram quatro décadas de pastoreio. Chegava a permanecer dezoito no atendimento de confissões.
Viveu santamente 73 anos dedicados a Deus, aos fiéis que o procuravam e à conversão das ovelhas desgarradas do rebanho de Cristo.Devido às virtudes que marcaram toda a sua vida, foi declarado santo pela Igreja, e pela fidelidade ao sacerdócio, foi proclamado patrono dos sacerdotes. Por essa razão, 4 de agosto é também o Dia do Padre.
Nossas homenagens a todos os sacerdotes, especialmente aos nascidos em nossa terra, aos que dedicaram parte de sua vida à nossa paróquia e aos padres que assistem os fiéis da Paróquia São José: Leandro Carvalho (pároco), Inácio Pires, Rafael Gouvêa (vigários) e Côn. Braz (pároco emérito). 
..............................................................................................................................................................

Dia do Padre

“De fato todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus"

Iniciamos este mês de agosto instituído desde 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como o mês Vocacional, onde é dedicado todos os dias deste mês à oração, reflexão e ações das comunidades direcionado aos temas vocacionais.

Dom Eurico
Nesta primeira semana, dedicamos nossas orações para a Vocação do Ministério Ordenado: diáconos, padres e bispos. Com a Páscoa Dominical, do primeiro domingo de Agosto, sendo o ápice para a dedicação para o Ministério Ordenado e, também, no dia 04 de agosto que comemora-se a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e exemplo de vida sacerdotal.

As nossas orações aos nossos queridos sacerdotes é a certeza da continuação permanente do Cristo no meio de nós, afinal, “o Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo” (São João Maria Vianney). Além disto, o Padre é o único que, através das suas mãos ungidas, é capaz de transubstanciar o pão e o vinho, no próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo; “carrega consigo a autoridade de Jesus para conceder o perdão aos pecadores arrependidos, transformando o seu coração na própria Porta Santa que acolhe a todos, sem exceção” (Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.).

“Ao celebrarmos o dia do Padre, queremos pedir ao Senhor que ilumine a todos os padres do mundo inteiro, pois, a nossa missão é em primeiro lugar: ser portador do Cristo e assim levar Cristo para todos as pessoas” (SER Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist).

Rezemos por todos os presbíteros! Neste dia eu irei rezar por todos os padres que eu ordenei e que tanto bem fazem na Igreja. Que todos os fiéis nunca se esqueçam de rezar pelos padres de sua Paróquia e que passaram por sua vida. E, porventura, se o padre que o batizou, assistiu o seu casamento ou receberam benefícios espirituais reze por ele ou por eles. E se já estiverem no céu rezem pelo seu eterno descanso. Nunca esqueçamos dos padres falecidos que passaram por nossas vidas! Deus abençoe a todos os sacerdotes!

.............................................................................................................................................................
                                                                                                                   Fonte: cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário