quarta-feira, 19 de junho de 2019

Preparando a Festa de Corpus Christi

A Igreja vive da Eucaristia
Com essa afirmação, São João Paulo II inicia sua encíclica sobre o sacramento central da vida cristã. A sábia e inspirada frase sintetiza bem a importância da Eucaristia na vida da Igreja e de cada cristão católico. A Eucaristia é o alimento fundamental dos que têm fé e desejam ser verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Já que a Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, insere-se no contexto de recolhimento da Semana Santa, foi instituída a festa de Corpus Christi para enaltecer esse sacramento tão importante para os  católicos. É a celebração festiva do Corpo e Sangue de Cristo, que neste ano, ocorrerá nesta quinta, dia 20 de junho.
Essa festa teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, por meio da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV, estendeu a festa para toda a Igreja. Pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado na liturgia do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes do mundo todo.
A procissão eucarística que leva o Santíssimo Sacramento pelas ruas das cidades, conduzido em um ostensório, é realizada desde 1274, tornando-se mais tarde uma festiva caminhada de ação de graças e de expressão pública da fé no Santíssimo Sacramento.
A festa do Corpo e Sangue de Cristo, além da homenagem que prestamos à Eucaristia, convida-nos a conhecer melhor o sentido da doação por parte de Jesus de seu Corpo e de Seu sangue como nosso alimento e a melhor valorizar a Celebração Eucarística, onde realizamos a comunhão com Deus, que nos leva consequentemente à comunhão com a vida dos irmãos, especialmente dos marginalizados e sofredores.
Celebrar Corpus Christi é comprometer-se com a vida plena que Deus quer para todos os seus filhos e filhas. Como nos lembra o tema da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe devemos ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida”. Nosso discipulado e nossa missão só poderão acontecer se formos amantes da Eucaristia, pois ela é o próprio Jesus, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6).
Luiz Gonzaga da Rosa
Autor da obra “O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José”
..............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário