sábado, 22 de julho de 2017

O que é exorcismo?


O exorcismo é uma prática antiga da Igreja, hoje se ouve falar pouco sobre o assunto, pois é algo bem restrito e só se realiza com autorização da Igreja.
O Catecismo da Igreja diz: "Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo que uma pessoa ou objeto seja protegido por contra a influência do maligno e subtraída a seu domínio fala-se de exorcismo, Jesus o praticou é dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar, sob uma forma simples o exorcismo é praticado na celebração do batismo". (Catecismo - Parágrafo 1673)
Sobre o exorcismo na celebração do Batismo o Catecismo da Igreja no parágrafo 1237 coloca: "Visto que o batismo significa libertação do pecado e do seu instigador, o Diabo, pronuncia-se um ou vários exorcismos sobre o candidato, este é ungido com o óleo dos catecúmenos ou então o celebrante lhe impões as mãos e o candidato renuncia explicitamente à satanás. Assim preparado ele pode confessar a fé da Igreja a qual será confiado pelo batismo".
Portanto o exorcismo solene, chamado de grande exorcismo só pode ser praticado por um sacerdote e com a permissão do bispo, nele é necessário proceder com prudência observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja.
O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à Igreja.
Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo o tratamento depende da ciência médica, por isso é importante verificar antes de celebrar o exorcismo se trata-se de uma presença do maligno ou de uma dessas doenças, por isso não é brincadeira. Como vimos o exorcismo é uma prática de Jesus dada à Igreja para libertação do maligno, por isso não é uma prática frequente só acontece com autorização da Igreja e se for o caso, uma vez que existem essas doenças.
É importante lembrar que se deve ter prudência quando o assunto é exorcismo, pois em casos específicos a Igreja age conforme a sua sabedoria Divina.
.............................................................................................................................................
                                                                                                                     Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário