quarta-feira, 10 de maio de 2017

Reitores e vigários

encontram-se em Pouso Alegre

Os reitores dos Santuários e Basílica da Arquidiocese de Pouso Alegre, com seus vigários paroquiais, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 10, no Centro Pastoral Arquidiocesano. O Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., também participou desse encontro, que ocorre duas vezes ao ano. 
Reitores e vigários no encontro
O primeiro assunto debatido foi o lançamento de uma revista apresentando os Santuários e Basílica para os fiéis, com sua história, ações, atividades sociais etc. O material será distribuído em todas as Paróquias da Arquidiocese, favorecendo a peregrinação de fiéis dentro da Arquidiocese. Essa revista ficará sob a responsabilidade da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Posteriormente, padre Rodrigo Carneiro, reitor do Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Monte Sião, apresentou o conteúdo debatido durante o 22º Encontro de Santuários do Brasil, ocorrido em Belo Horizonte em março deste ano. Nesse encontro, o Arcebispo da Capital Mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, apontou os desafios encontrados hoje pelos Santuários, sendo elas: "Abertura para que os Santuários se associem e não disputem espaços; Força de intercâmbio que precisa ser desenvolvida; e que o Santuário não pode apenas ter força sacramental, mas é chamado a ser instrumento de diálogo com a sociedade atual". 
Momentos de estudo
Na oportunidade, Dom Walmor também destacou a importância de o Santuário não perder sua identidade, ou seja, a centralidade é sempre de Jesus Cristo. 
Por fim, no encontro desta quarta-feira, o reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, partilhou uma reflexãos obre o Motu Próprio do Papa Francisco sobre a vitalidade dos Santuários.
Como próximas atividades, está o encontro com os conselhos dos Santuários e Basílica no dia 21 de outubro deste ano, também no Centro Arquidiocesano de Pastoral. 
.................................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: arq.mirade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário