quarta-feira, 10 de abril de 2024

Aprendendo com o padre Zezinho:

Jesus era “católico?”

Pe. Zezinho, scj ||||||||||||||||||||||||

_______________________

Criaram dissidência em cima de dissidência. Desunidos em nome de Jesus!  

________________________________

Maria da Graça escreveu perguntando se Jesus era católico ou evangélico, porque ouviu um padre dizendo que ele era católico e ouviu um outro dizendo que naquele tempo não havia estes adjetivos.

Respondo.

De fato, no tempo de Jesus não se falava nestes adjetivos. No ano 101 já se conhecia a palavra grega: Cat holos. Para todos. Católicos. Mas isto foi quase 70 anos depois da morte de Jesus.

Adjetivos devem ser usados com sabedoria. o adjetivo “cat holos: para todos” foi usado por Santo Inácio de Antioquia por volta do ano 101.

Os adjetivos católico, evangélico, protestante, anglicano, luterano, batista, metodista, adventista, e milhares de outras denominações vieram aos poucos, derivados de igrejas dissidentes uma das outras, e de afirmações que diferenciavam seu jeito peculiar de crer.

Os adjetivos eram como um selo de pertença.

Eu não ousaria jogar este adjetivo contra outras igrejas. Mais ofende do que aproxima. Confunde as pessoas. Jesus era Galileu. Isto está claro no Bíblia. O que ele queria era a unidade! O texto está no capítulo 17 do evangelho de João!

A oração sacerdotal que João registrou resume o projeto de Jesus para quem crê nele. Era sua oração de despedida! Jo 17, 1-26.

Mas, nestes 20 séculos, milhões de seguidores de Jesus criaram adjetivos que os distinguiam um do outro, e às vezes de maneira ofensiva. Não foi Jesus que criou a separação. Foram as igrejas e quase sempre por razões políticas.

Jesus em orou ao Pai para que todos fossem um! Ele sabia como são o coração e a mente dos humanos.

Vivem em competição ao invés de viver em contemplação. Afinal vivemos dizendo que adoramos o mesmo Jesus. Oramos, mas não praticamos!

Eu sigo os “padres apostólicos” dos primeiros séculos. Eles escreveram cartas e textos para explicar Jesus. E a palavra “cat holos”> “para todos, universal, inclusive”> tornou-se o nosso adjetivo. O redil se separou em lotes. E os pastores fizeram o mesmo. Estas almas são da nossa igreja! Raramente são de Jesus. Especialmente quando caluniam s deturpam os fatos para conseguir mais adeptos.

Jesus mesmo nunca usou a palavra Javé. Então não somos javistas. Somos cristãos! Cremos que ele é o Cristo! Jesus usava a expressão MEU PAI, VOSSO PAI, MEU E VOSSO PAI.

Os adjetivos com quais as igrejas se caracterizam vieram muito tempo depois. Usar estes adjetivos para diminuir os outros crentes não é coisa de cristão.

Eu uso a palavra CATÓLICO porque creio que esta palavra está ligada à oração “QUE TODOS SEJAM UM. “. O conceito era de UNIDADE. Era o que Jesus queria! Cat holos: todos juntos!

Podemos pensar diferente, mas quando usamos estes adjetivos para ofender as outras igrejas estamos traindo Jesus. Ele queria a aproximação e não a divisão!

______________________________________________________________________________
                                                                                       Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário