sexta-feira, 28 de julho de 2023

Padre Zezinho nos ensina:

NÃO SE DESPREZA UM CRISTÃO QUE GOSTA DE ORAR

Pe Zezinho scj |||||||||||||||||||

___________________________


Foi isto o que eu disse ao GGY e à GKN quando me perguntaram o que eu tenho contra a RCC.

Entenderam tudo errado! Sou a favor , com restrições, assim como membros da RCC tiveram restrições a mim.

Continuamos irmãos e amigos, mas minha sociologia/politico/religiosa não sabia em todos os seus encontros. Nossos acentos sociopolíticos não eram os mesmos, mas , no quesito adorar e orar sob o impulso do Espírito Santo combinávamos muito!

Eu também sou carismático reparador , só não sou da RCC, que sempre respeitei. Carisma por carisma vivíamos lado a lado. Padres Jonas, Aroldo, Eduardo, e eu apenas seguíamos caminhos paralelos. Mas o rumo era o mesmo! E ainda é!

Santo Agostinho, Santo Ambrósio, os Irmãos Capadócios, São João Damasceno e grandes santos encorajavam os cristãos piedosos que descobriram a graça de gostar de orar. Bebi muito da fonte CATENA ÁUREA de Santo Thomás de Aquino e suas “lectio”. Servem para qualquer estudante de Teologia e de Espiritualidade.

Todos estes teólogos acentuavam a necessidade de “conhecer melhor a doutrina” para melhor saber rezar .

Eram apologetas, isto é explicadores e defensores da fé certa e sem desvios, mas nunca esqueceram que estudar teologia não é o mesmo que gostar de orar! Mas uma coisa pode levar à outra.

Ninguém sabe orar direito se desprezar o catecismo e a Teologia. Não se ama direito o que não se conhece direito!

Resumindo: Só sabe orar direito quem aprendeu o significado da sua fé, assim como só sabe pregar direito que nunca esqueceu de conversar com o Céu !

Quem precisa se corrigir?

O católico que acha que sabe orar mas não quer saber mais sobre sua fé; e também o católico que acha que sabe tudo de cristianismo e catecismo e de Bíblia, mas faz tempo que não conversa com o Deus que ele acha que já conhece .

****

Saber sobre Deus não é o mesmo que amá-lo! E amar a Deus não é o mesmo que pregar sobre ele de maneira certa! Basta ler o que alguns internautas escrevem! Não leram, não estudaram, mas pontificam como se fossem Papas e Bispos… “Orar” tem que rimar com “pensar”. Compus isto há 50 anos: ESTOU PENSANDO EM DEUS…

Eu vinha de um retiro sobre “Aprender a pensar em Deus para aprender a orar a Deus. Dei vários retiros sobre este tema!

****

Por falta de leituras e cursos, há muitos cristãos piedosos pregando errado sobre o Espírito Santo. Invocam o Espírito Santo certo, mas falam sobre Ele de maneira errada.

Há muitos discípulos de Maniqueu, de Montano e de Ário, ao microfone católico, que nem percebem que estão pregando errado.

**********

Não distinguem entre Vislumbrar e Deslumbrar.

Estão deslumbrados com o que ouvem nos seus encontros de oração, mas nem sempre seus mestres explicam o que é vislumbre.

Vislumbrar é ver além do que os olhos percebem! Mas este além existe !

Deslumbrar é achar que vê alguma coisa que não está acontecendo, mas que para o fiel parece coisa real. Só que não é!

Na catequese católica fala-se em DISCERNIMENTO!

Nesta catequese aprendemos a discernir se foi visão ou se foi apenas exagero de imaginação!

Orar é muito bom, mas concluir depressa demais e ver curas e milagres onde não houve, atrapalha a devoção!… É como construir uma casa sem pilares e com madeira carunchada!…

.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário