segunda-feira, 5 de junho de 2023

Vale a pena ler e refletir:

CADA FIEL COM O SEU CHAMADO !

Pe Zezinho scj |||||||||||||||||||||||||||||||

————————————————-

Carisma não é carimbo! __________________________

Vejo que os seguidores de padres, nos templos, na rede social, na TV, nos movimentos e na mídia em geral, escolheram um ou dez padres, cuja pregação mais condiz com a espiritualidade que lhes diz alguma coisa!

ISTO inclui os leigos com alguma notoriedade na catequese católica.

E isto deveria ser normal! A Igreja não batiza, nem crisma, nem ordena tijolos.

Jesus também não chamou corações de pedras iguaizinhas e lapidadas para ficarem iguaizinhas. Formou, mas não formatou!

Chamou 12 e ao todo 72 discípulos, mais tarde 120, cada com seu temperamento e experiência de vida.

Todos eles entenderam que deveriam ser unidos, mas bem por isso Jesus os uniformizou. Nenhum deles perdeu sua identidade. Apenas acrescentou os valores que Jesus lhes foi oferecendo.

Jesus forma, mas não formata. A pedagogia da terra e a do céu, respeita o “eu” de cada pessoa. Mas este “eu” precisa conviver com o “nós” da comunidade familiar, da vizinhança, da cidade, da Igreja. Os outros existem!

****

Hoje em dia está difícil explicar esta catequese para certos padres, seminaristas, irmãs e leigos que confundem carisma com carimbo!

O selo de Deus nem sempre é visível. Leva-se uma vida de fidelidade e de serviço fraterno para alguém ser chamado servo de Deus.

E não é o indivíduo que se nomeia servo, beato ou santo. É a Igreja que decide, depois de ver o equilíbrio, a serenidade e a paz de alguém que viveu “em” e “com” Jesus!

Alguns infelizmente confundem cristão carismático com cristão carimbado! … Não foi carimbado pelo grupo, ou pelo Espírito Santo, não fala do mesmo jeito? Então não é dos nossos! E daí, se eles são do Cristo?

***

Ora, os carismas são inúmeros, e Deus os distribui generosamente por toda a Igreja e os derrama onde existir algum ser humano de BOA VONTADE!…

É o que rezamos no Glória! Paz a todos os humanos de “boa vontade” e aos “que Deus amou e ama” O GLÓRIA inclui todos os caridosos do mundo.

O mesmo pensamento está em Mateus 25,31-46. Nestes versículos Jesus canoniza os humanos que viveram amando e ajudando os outros! Releia este trecho!

****

Então, se alguém está se sentindo excluído, talvez seja porque alguém de fato os está excluindo.

Jesus veio “incluir” logo depois de propor conversão, caridade, e fraternidade. Alguém que amou e serviu a todos com sinceridade, nunca ficará fora do abraço e do colo de Deus.

*****

Vejo, na minha página de catequese, que há muita gente irada e malcriada, praticando escaramuças, paliçadas e trincheiras para, dali, lançar morteiros contra quem ousa ser do outro grupo, de outra Igreja, de outro movimento, ou de outra tendência política. O mundo tem muitos crentes excludentes.

****

Eles acham que acharam, e por isso não admitem que outros também acharam! Jesus não se revelou somente a eles! E não escolheu só um grupinho. Escolheu milhões de filhos e irmãos de sonhos e de esperança!

*****

Nestes quase 60 anos de serviço à fé cristã, já fui xingado de câncer na Igreja, traidor da tradição, traidor da ortodoxia, tudo por eu ter dito que prego a Teologia da Libertação Bíblica. Garantem que isto não existe, e que qualquer TL é comunista e marxista! Ora, a minha é TL nunca foi comunista porque sempre foi catequista. Leio os profetas, os salmos e a história dos povos. O povo quer liberdade, libertação e compaixão e partidos políticos não conseguem oferecer o que os pobres e oprimidos pedem. Aí entram as teologias. Uma delas é a Teologia da Libertação em Jesus! Sem partidarismos!…

****

Faz mais de 50 anos que canto hinos e textos de TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. E todos os bispos e padres e irmãs e leigos que me viram num palco ou num templo já ouviram a minha Teologia da Libertação Bíblica e Católica.

Eu sempre me baseei na Bíblia, no CVII, na DSI, no CIC nas encíclicas dos últimos 70 anos. Quase tudo era catequese e teologia de libertação!

*****

Ultimamente, porém, alguns leigos ultramontanistas resolveram me pichar como “padre sem espiritualidade” e “padre comunista” porque canto ao Cristo Libertador. E é isto que Ele é!

Esqueceram os mais de 100 livros e as mais de 1800 músicas que há gravei, ensinando espiritualidade, doutrina social e catequese católica.

******

Quem resolveu me excluir? Leigos e padres defensores de credos políticos de esquerda ou de direita que acham que minha catequese de doutrina social é perigosa! Então os Papas são perigosos! ... Eles pregam isto!

A DSI é uma proposta totalmente católica. Acho que os que vão contra a DSI, contra o CVII e contra o Papa, são eles que, na verdade, se afastaram da nossa Igreja.

Quem escolheu o lado errado foram eles, ao bater de frente contra o Papa e contra a CNBB.

Eu apenas os defendo! A Igreja está certa! Estes católicos excessivamente politizados, na verdade partiram para o confronto ao “escolherem um partido ao invés de escolher uma catequese”!

.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário