segunda-feira, 12 de junho de 2023

Reflita com o padre Zezinho:

MINHAS DEVOÇÕES PESSOAIS

||||||||||||. Pe Zezinho scj |||||||||||||||

Padre Zezinho

Aula de espiritualidade

———————————————

Existem as devoções oficiais da Igreja. Há dias para isto nas missas. Nossas Senhoras das Dores, de Lourdes, de Fátima, das Graças, de Aparecida, de Guadalupe e dezenas de outras. A Igreja incorporou estas devoções no seu calendário litúrgico! Isto, em respeito às mariologias de cada região e aos pregadores cabe explicar o porquê de tais devoções mundiais, nacionais, regionais, urbanas. Compus várias canções para cada devoção. São devoções populares oficiais, mundiais, regionais. É claro que todos os católicos sabem que se trata da mesma pessoa.

Jesus crucificado, ressuscitado, Sagrado Coração, Preciosíssimo Sangue também são o mesmo Jesus, mas são memórias e teologias que ajudam a repensar o Cristo!

Uma devoção que herdei de minha mãe, depois no seminário e na Congregação é a devoção Oficial ao Sagrado Coração de Jesus. Sou um sacricordiano! Mas cumprimento os Verbitas, os Redentoristas, os Cordemarianos, os Jesuítas, os Salesianos, os Franciscanos nos seus dias festivos. São devoções oficiais e também populares porque o povo louva e ora com eles.

Mas tenho meu jeito de orar que é pessoal, e não divulgo porque é devoção pessoal. Aprendi com minha mãe.

Além disso, tenho o hábito, adquirido antes do noviciado, de levantar brevemente os olhos para o céu, para um espaço vago e dizer mentalmente algo para Deus…

Às vezes penso no Pai, ou no Filho que é Jesus, ou no Espírito Santo.

De vez em quando penso nos santos que creio estarem no céu. E, neste caso, peço que orem comigo!

Creio em intercessões! Isto está na Bíblia!

Por que uso de breves palavras ou breves olhares? É que creio que o Céu entende. Não preciso ficar repetindo as mesmas súplicas.

Mas entendo os que repetem. Vejo as crianças que repetem várias vezes até que alguém as entenda.

A maturidade na fé supõe o conceito de que os do Céu entendem tudo na mesma hora.

Porém somos humanos. Para muitos católicos a repetição faz bem a quem repete!

Para outros bastam poucas palavras. Vai da índole da pessoa!

Eu, por exemplo gasto mais tempo lendo e meditando e tentando compreender as coisas do Céu e da Terra do que repetindo Ave Marias e Pai Nossos e Glórias.

Minha mãe não sabia ler acho que ela se salvou repetindo as saudações do Rosário!

Entendo que, eu que sei ler e estudar, preciso fazer mais do que orar 50 ou 200 vezes uma invocação. Sou padre e a Igreja exige de mim o Breviário, outros exercícios e mais horas de leituras para que eu pregue com sabedoria! De mim a Igreja exige a CONTEMPLAÇÃO além da RECITAÇÃO!

A contemplação vem da palavra TEMPLO. Para mim o mundo é um imenso TEMPLO e, quando medito e quero entender melhor, então estou em CON-TEMPLAÇÃO!

Muito depende da pessoa. Orar brevemente, ou repetir por meia hora e insistentemente também é orar.

Nenhum exercício é mais recomendado do que o outro.

A cabeça do crente em Jesus faz discursos. Há pregadores que dizem quase tudo em oito a dez minutos. Outros passam de 40 minutos porque sentem necessidade de acrescentar mais e mais pensamentos.

Aí, o fiel escolhe. A recitação ou leitura da fé também são atos de piedade e de espiritualidade.

Mas, do padre, a Igreja exige mais do que piedade. Ele tem que estudar mais para explicar a Bíblia, o catecismo e os documentos da nossa Igreja para o povo!

E quando vejo um seminarista, ou padre ou uma jovem freira que não lê, pode ter certeza de que darei um de professor.

O texto de São Paulo em Efésios 3, 14-21 é claro. Se existe alguém que deve estudar as 4 dimensões da cristologia, este alguém é o padre, o seminarista e a jovem freira! As bem velhinhas estão desculpadas. Passaram a vida inteira contemplando alunos e enfermos e gente pobre!

.............................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário