segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Padres, diáconos e arcebispo

realizaram peregrinação nesta segunda

Aconteceu, hoje (08), a 1ª Peregrinação do Clero. Dom Majella, diáconos e padres estiveram no Caminho da Obediência, em Congonhal (MG).

O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral do Setor Mandu, com apoio da paróquia de São José, em Congonhal, e da Pastoral Presbiteral. A participação na peregrinação foi estendida aos membros do clero arquidiocesano. Estiveram presentes 17 participantes.

O início em frente à igreja matriz de São José, em Congonhal.

Os peregrinos caminharam pela Serra de São Domingos, por 16 km, durante 7 horas. Ao longo do caminho, os participantes rezaram o terço e contemplaram as estações da Via-sacra, fazendo memória dos falecidos pelo COVID-19 e dos padres falecidos da arquidiocese.

Primeira parada na comunidade de Santa Rita de Cássia, no Bairro Vila Marlene.

O destino dos peregrinos foi a comunidade de São Domingos, onde Nossa Senhora é invocada pelos fiéis como Nossa Senhora da Obediência. Ao chegarem na igreja da comunidade, foram realizadas uma celebração mariana e a consagração a Nossa Senhora. Nessa celebração, foi meditada a passagem bíblica da apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2,21-35).

Dom Majella refletiu a Palavra com os peregrinos, destacando a importância da obediência na vivência da vocação ministerial e da fé em Deus. Ele recordou que as peregrinações faziam parte da religiosidade dos judeus, prática adotada pelos cristãos. Dom Majella falou também sobre a obediência de Maria, que é um exemplo para todos os fiéis, e sobre suas dores, evidenciando a profecia do velho Simeão. Além disso, o arcebispo incentivou os participantes a se recordarem de situações de desobediência, como a preguiça, o cansaço e o orgulho, os quais dificultam a vivência ministerial, convidando-os a se comprometerem a se afastarem dessas situações como um gesto concreto da peregrinação realizada.

Dom Majella, padres e diáconos sobem a Serra de São Domingos

Peregrinos rezam o Terço durante o caminho.


Dom Majella, padres e diáconos rezam o Terço.

Chegada na comunidade de São Domingos.

Peregrinos se consagram a Nossa Senhora.

Participantes em frente à igreja da comunidade de São Domingos.

Como gesto de gratidão, os peregrinos depositaram os cajados, bonés e lenços utilizados diante da igreja da comunidade de São Domingos. 

Como recordação, os peregrinos ganharam um lenço comemorativo.

O caminho é orientado por placas motivacionais e espirituais.Na foto, trecho da oração de São Francisco de Assis.

A igreja da comunidade de São Domingos é aberta à visitação de peregrinos e possui página nas redes sociais, com a programação de missas, eventos e horários de funcionamento.  Acesse aqui.

Vista aérea da igreja da comunidade São Domingos. Foto: redes sociais da comunidade.

Em 2022, a 2ª Peregrinação do Clero será realizada no Caminho do Padre Alderigi, de Jacutinga a Santa Rita de Caldas (MG), com data ainda a ser marcada.

.............................................................................................................................................................
                                   Fonte: arquidiocesepa.org.br    Fotos: arquivo pessoal dos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário