sexta-feira, 19 de abril de 2019

Comunidades celebraram nesta Sexta-feira Santa

a solene Ação Litúrgica
Cristo “humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fl 2,8)
Na sexta-feira não há celebração de missa. Enquanto a Igreja aguarda ansiosamente a ressurreição do Senhor, os fiéis se reúnem para celebrar a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor Jesus.
Essa cerimônia ocorreu às 15 horas nas Comunidades Santo Antônio, São Francisco, São Geraldo e São José, presididas respectivamente pelo Côn. Braz Tenório Rocha e os padres José Raimundo do Prado, Tales Tadeu Ananias e Sebastião Márcio Maciel.
Centenas de fiéis participaram das três partes que compõem a Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.
Oração contrita
Na primeira parte foram proclamadas as Leituras, que nos convidam a reviver os sofrimentos de Jesus e a assumir nossa missão na história da salvação, e feitas as Preces Universais, quando se reza por diversas intenções do Povo de Deus.
Na segunda parte, foi feita a Adoração da Cruz, momento em que se louva e agradece ao Senhor Jesus, imolado no Santo Madeiro. Na terceira parte os fíéis receberam a Sagrada Eucaristia, consagrada na missa da Quinta-feira Santa.
Após a Oração Final, os fiéis permanecem em clima de oração e silêncio aguardando a Solene Vigília da Páscoa do Senhor Jesus.
.............................................................................................................................................................
Momentos Ação Litúrgica na Matriz







............................................................................................................................................................
Milhares de fiéis participam da
Cerimônia do Descimento da Cruz e da Procissão do Enterro
Às 19h desta Sexta-feira Santa, realizou-se em frente à Matriz de São José a Cerimônia do Descimento do Corpo de Jesus da Cruz, que contou com a participação de aproximadamente nove mil pessoas.
Estavam presentes os padres Sebastião Márcio Maciel (pároco), Tales Tadeu Ananias (vigário) e o Côn. Braz Tenório Rocha (pároco emérito). O seminarista Ânderson Ribeiro fez a reflexão do Descimento da Cruz.
Senhora das Dores
Encerrada a cerimônia, formou-se o grande cortejo para acompanhar os andores com as imagens do Senhor Morto e sua Mãe Maria, a Senhora das Dores. Durante o percurso, os fiéis rezaram, cantaram e refletiram sob a coordenação de uma equipe da Rádio Paraisópolis. Muitos carros sonorizados expandiram o som da emissora para melhor participação das milhares de pessoas participantes da procissão.
Houve também em alguns momentos o Cântico da Verônica na forma latina: "O vos omnes qui transitis per viam: attendite et videte si est dolor sicut dolor meus", que significa "Ó vós todos que passais pelo caminho: prestai atenção e vede se há dor como a minha dor".
Após aproximadamente uma hora de caminhada, houve o retorno à Praça da Matriz, e os andores com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores foram entronizados no templo para outros momentos de contemplação e oração dos fiéis.
...............................................................................................................................................................
Momentos 












....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário