sábado, 21 de julho de 2018

Rostos do Laicato:

Caminhos para a família
Em 2018 a Igreja no Brasil vive um ano dedicado aos leigos. Nesta série especial "Rostos do Laicato" discutimos a missão e vocação do leigo em algumas realidades. Nessa primeira série assista a entrevista sobre o tema "Família" com os bispos, Dom Antonio Augusto do Rio e Dom Wilson Jönck de Florianópolis. 
Dom Antonio Augusto Dias Duarte é médico pediatra e trabalha há muito tempo na Pastoral Familiar na Arquidiocese do Rio de Janeiro e também atuou na Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. 
Dom Wilson Tadeu Jönck é membro da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e arcebispo de Florianópolis, em Santa Catarina. 
No primeiro bloco, Dom Wilson destaca a reflexão promovida pela Igreja com o Sínodo que discutiu a missão e a vocação da família. Confira:
No segundo bloco, Dom Antonio fala sobre o chamamento dos leigos a uma conversão missionária e afirma que essa é a dinâmica própria da Igreja e que isso implica numa consciência sobre o seu potencial. Assista:
A preparação dos casais de noivos para o matrimônio é um assunto que sempre gera reflexão. Entre os desafios que surgem, a necessidade de um acompanhamento pastoral mais próximo dos casais para que eles possam compreender profundamente a sua vocação matrimonial e no que ela implica. Nessa parte também apresentamos uma nova metodologia de catequese pré-matrimonial que a arquidiocese de Florianópolis está implementando. “Como a família está ela não pode continuar”, disse Dom Wilson. Assista o terceiro bloco:
No último bloco de entrevista, os bispos discutem o valor do compromisso e da fidelidade dos leigos e leigas na realidade da família frente aos desafios. "O matrimônio deve ser construído com coisas que não morrem", diz dom Wilson. Assista: 
..............................................................................................................................................
                                                                                                                       Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário