domingo, 22 de abril de 2018

Reflexão para seu domingo:

Bom Pastoreio
O pastoreio humano, plenificado com o recheio das virtudes humanas e sobrenaturais, tem tudo para ajudar as pessoas, comunidades, instituições e toda a sociedade para a construção de convivência solidária, justa e fraterna.
O trabalho de coordenação é de fundamental importância para qualquer agrupamento e atividade humana comunitária. O desgoverno ou o mau governo, porém, torna a comunidade demais fragilizada e injustiçada.
Jesus fala sobre seu pastoreio, conjugando o humano e o divino, o que é terreno e o que é encaminhado com a vida sobrenatural para o bem de todos nós. Quem aceita segui-Lo encontra a segurança de caminhar nesta vida com as virtudes próprias para atingir a meta da mesma. O tempo presente é muito importante, mas deve ser encaminhado com a busca do infinito. Ao contrário, ficamos afundados na matéria que, por si só, e mal empregada, não nos realiza plenamente. Temos sede do infinito. Sem saciá-la, o que é transitório não preenche nosso desejo de felicidade ilimitada. A busca do que é só fugaz nos deixa no vazio existencial. Daí, muitos se afundam nos próprios limites, procurando como finalidade da vida os vícios, os prazeres, o dinheiro, o poder e o prestígio, às vezes passando por cima da honestidade, da  ética e da moralidade.
O pastoreio humano, plenificado com o recheio das virtudes humanas e sobrenaturais, tem tudo para ajudar as pessoas, comunidades, instituições e toda a sociedade para a construção de convivência solidária, justa e fraterna. Ao contrário, inverte e desvirtua sua função e vocação de servir, com prejuízo para todos, e para seus detentores também. Afinal, quem de fato é honrado não se firma na busca de benesses de modo escuso e desonesto. A grandeza de quem governa, legisla, julga e exerce a função e vocação de servir a comunidade está no tamanho do serviço prestado com grandeza moral.
Numa sociedade democrática, toda a pessoa que se preze como corresponsável e contribuinte com o bem comum, analisa bem a quem vai ajudar a votar e escolher seus dirigentes. Quem faz má escolha colabora com o mau pastoreio ou governança. Por isso, neste ano eletivo para políticos de mandatos nacionais e estaduais, é preciso aguçar nosso poder de votar para escolha de pessoas de bom caráter, equilibradas mentalmente, com história de honestidade e exercício de real serviço à coletividade ou à comunidade por onde tem passado. Só seguir a propaganda é pouco. Há muita publicidade mentirosa e enganosa. Abrir o olhos, debater com quem conhece bem os candidatos e refletir com consciência de responsabilidade pelo bem comum é indispensável.
Jesus lembra que o mercenário, ou quem trabalha só para o bem próprio, não se importando com as pessoas de quem tem que cuidar, mas não cuida bem, não é digno de exercer o pastoreio (Cf. João 10,12-14). Por isso, o voto dado a quem é corrupto é pecado para quem o faz, pois, está prejudicando principalmente os que mais precisam do bom exercício do serviço do executivo e do legislativo.
O exemplo do bom Pastor, o Mestre por excelência, nos estimula a também focalizarmos e tentarmos colocar à frente do pastoreio ou governo humano quem O  imite para termos mais segurança, paz e justiça na sociedade. Muito depende do povo consciente de sua missão e corresponsabilidade!
                     Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
.............................................................................................................................................
                                                  Fonte: cnbbleste2.org.br     Banner: nospassosdepaulo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário