terça-feira, 3 de abril de 2018

Decreto do Arcebispado sobre os funerais e missas em memória de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem

O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., emitiu no início da noite desta segunda-feira (02) um Decreto à respeito dos funerais, sobretudo velório, sepultamento, missas de sétimo e trigésimo dias de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho - Opraem. 
No Decreto, o Arcebispo definiu que "a liturgia será a exequial e os paramentos roxos. Neste dia, desde o meio dia até o entardecer, ficam canceladas quaisquer atividades agendadas nas paróquias desta Arquidiocese. Solicitamos, ainda, aos párocos e administradores paroquiais que motivem a participação do povo para que aja representação de todas as paróquias". 
O Documento traz também a sugestão de que desde o dia do sepultamento até a missa de trigésimo dia, o retrato de Dom Ricardo Pedro, o quanto possível, esteja dignamente exposto em todas as matrizes e outras igrejas ao lado do círio, a ser aceso durante as celebrações deste tempo pascal.
Leia o Decreto:
“Lembrai-vos de vossos pastores, que vos pregaram a Palavra de Deus e observando o final de suas vidas, imitai-lhes a fé” (Hb 13,7)
Ao colendo cabido metropolitano, párocos e administradores paróquias, clero secular e regular e a todos que este nosso decreto virem, saudação, paz e bênçãos no Senhor!
Sendo do conhecimento de todos o passamento de nosso preclaro arcebispo emérito, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho O.Praem., ocorrido às 04:50h, do dia de hoje, Domingo na Páscoa da Ressurreição, e sendo necessário estabelecer diretrizes referentes aos seus funerais, sobretudo velório, sepultamento, missas de sétimo e trigésimo dias, ouvido o parecer do governo arquidiocesano, havemos por bem decretar, como de fato decretamos:
1 – Que, atendendo à vontade expressa do saudoso metropolita, seu velório ocorrerá inicialmente no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Sião, desta Arquidiocese, a partir da tarde deste domingo, sendo o féretro, posteriormente, trasladado para esta cidade arquiepiscopal, afim de que seja velado na Catedral Metropolitana do Bom Jesus, a partir de segunda-feira, dia 2 de abril, às 9h, onde permanecerá até a missa exequial solene e sepultamento na cripta da mesma Sé Catedral; 
2 - Que, estando fixada a missa exequial por para a próxima terça-feira, dia 3 de abril, está convocado o cabido e o clero arquidiocesano e convidado o clero religioso para comparecer à Catedral do Bom Jesus, às 13h, para a última despedida e homenagem dos padres da Arquidiocese, à qual seguirá a missa solene, última despedida e sepultamento na cripta da mesma Sé Catedral. A liturgia será a exequial e os paramentos roxos. Neste dia, desde o meio dia até o entardecer, ficam canceladas quaisquer atividades agendadas nas paróquias desta Arquidiocese. Solicitamos, ainda, aos párocos e administradores paroquias que motivem a participação do povo para que aja representação de todas as paróquias; 
3 – Que, ocorrendo o sétimo dia no próximo sábado, dia 7 de abril, e o trigésimo dia, no próximo dia 30 de abril, segunda-feira, sejam celebradas, em cada Igreja Matriz da Arquidiocese, com o maior afluxo possível de fiéis, missa pelo descanso eterno do VI Bispo e III Arcebispo de Pouso Alegre. Sugerimos que desde o dia do sepultamento até a missa de trigésimo dia, o retrato de Dom Ricardo Pedro, o quanto possível, esteja dignamente exposto em todas as matrizes e outras igrejas ao lado do círio, a ser aceso durante as celebrações deste tempo pascal;
4 - Que no dia do sepultamento, isto é, na terça-feira, dia 3 de abril, bem como no dia da missa de sétimo dia, sábado, dia 7 de abril, às 12h, os sinos de todas as Igrejas, Capelas e Oratórios da Arquidiocese sejam tocados às 12h em sinal de luto pelo passamento do saudoso arcebispo. Determinamos, ainda, que na celebração da missa de sétimo dia proceda-se à leitura de um subsídio sobre a vida de S. Exª que será disponibilizado pela Arquidiocese;
Exortamos vivamente aos prezados colaboradores, bem como aos fiéis arquidiocesanos, que vivamos este momento singular na vida de nossa Arquidiocese com toda a disponibilidade e dedicação, em espírito de gratidão a Deus pela vida e ministério de Dom Ricardo Pedro, que durante 18 anos esteve à frente de nossa Igreja Particular e que, agora, é chamado a participar da festa da vida, na casa do Pai. 
Dado e passado nesta arquiepiscopal cidade de Pouso Alegre, na Cúria Metropolitana, ao primeiro de abril do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2018, Domingo na Páscoa da Ressurreição, sob o nosso sinal e selo de nossas armas. E eu, Pe. Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado o lavrei e subscrevo.
Dom José Luiz Majella Delgado C.Ss.R
Arcebispo Metropolitano


..................................................................................................................................................
                                                                                                        Fonte: arquidiocesepa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário