segunda-feira, 26 de março de 2018

Interessante matéria

Vocação sacerdotal destacada na grande imprensa

Matéria publicada no portal UOL, em sua sessão TAP, de matérias especiais multimídia, a vocação sacerdotal é amplamente considerada. Os profissionais que assinam a matéria: a reportagem é de Mirella Nascimento, a direção de arte é de Marcelo Gerab e a fotografia de Felipe Gabriel. A equipe vistou seminários e conversou com seminaristas da Canção Nova, em Cachoeira Paulista e Taboão da Serra, em São Paulo e o texto final traz dados interessantes sobre o caminho vocacional.
O mundo mudou
Logo no início, uma constatação: “O mundo mudou muito, né? Quando eu entrei no seminário, em 2005, nós não tínhamos acesso ao celular. A telefonia móvel estava se popularizando. Não tinha WhatsApp, Facebook. Hoje a primeira coisa que seminarista faz quando entra no seminário é entrar no grupo do WhatsApp”, conta o padre Renato Gomes Alves, vice-reitor do seminário Nossa Senhora Aparecida, que faz parte da diocese do Campo Limpo“.
A repórter contextualiza: “O mundo não mudou sozinho, claro. O Brasil e a Igreja Católica também mudaram um tanto – se foi o suficiente, para melhor ou pior, que cada um tire suas conclusões.Desde 2005, quando o padre Renato entrou no seminário, foram três papas. Naquele ano, morreu João Paulo 2º, depois de 27 anos de papado. Bento 16 assumiu a igreja poucos dias depois. Renunciou em 2013, quando Francisco foi escolhido“.
Dados importantes
O UOL traz elementos para que se reflita a situação vocacional trazendo os últimos dados disponíveis: “No censo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, pouco mais de 64% dos brasileiros se disseram católicos. Em sua pesquisa mais recente sobre o tema, o Datafolha aponta que a população brasileira católica caiu de 66% para 50% entre 2005 e 2016. No mesmo período, a parcela de evangélicos pentecostais passou de 14% para 22%. Por outro lado, o clero cresceu. Em 2005, eram 9.410 paróquias e 17.976 padres no Brasil. A estimativa do Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais) para 2018 é de 11.700 paróquias e 27.416 padres”.
Leia a matéria
Encerrado o “copia e cola”, fica o convite para que você leia a matéria completa no portal UOL, no seguinte endereço eletrônico: https://tab.uol.com.br/novos-padres#tematico-1. Há textos, entrevistas, vídeo e muita informação. A CNBB é no “perfil da vocação”, com a participação de dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.
....................................................................................................................................................
                                                                                        Fonte: www.cnbb.net.br      Foto: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário