quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sínodo da Amazônia e Juventude

são temas de reflexão em assembleia pastoral provincial

Terminou nesta quarta-feira (16) o 5° Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. O encontro teve início no dia 14 e ocorreu em Poços de Caldas. Participaram os bispos das três dioceses do sul de Minas Gerais (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre), os padres coordenadores de pastoral e vigários forâneos, as secretárias de pastoral e os padres assessores do Setor Juventude.
Entre os objetivos do encontro estiveram a partilha da caminhada pastoral, o desenvolvimento de ações comuns para a evangelização e a convivência fraterna. O encontro deste ano valorizou duas temáticas em pauta na evangelização atualmente: o Sínodo para a Amazônia e a Juventude.
Participantes pela Arquidiocese de Pouso Alegre 
A abertura oficial ocorreu com uma celebração eucarística na Basílica Nossa Senhora da Saúde.
Os trabalhos tiveram início com uma reflexão sobre o Sínodo da Amazônia, coordenada pelo padre José Augusto da Silva, professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre. O assessor citou o itinerário eclesial que culminou na realização do Sínodo para a Amazônia, com destaque às conferências do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e ao trabalho da Rede Pan-Amazônica (Repam).
Os participantes puderam se aprofundar na análise do Instrumento de Trabalho do Sínodo e debater sobre os principais assuntos que envolvem a evangelização da Amazônia e as implicações que tudo isso gera para a Igreja no sul de Minas Gerais.
Na segunda parte do encontro, o padre Vinícius Pereira Silva, assessor da Juventude da Diocese de Guaxupé, apresentou as perspectivas de trabalho pastoral para o Setor Diocesano da Juventude. O padre lembrou a responsabilidade eclesial de toda a comunidade na evangelização da juventude, destacando o projeto IDE da Comissão Episcopal para a Juventude.
Além da exposição do processo de desenvolvimento pastoral do Setor Juventude, os participantes, divididos em diocese, tiveram um momento de partilha sobre as atividades do Setor Diocesano da Juventude de cada uma delas.
                                                                                              ASCOM – Diocese de Guaxupé
...............................................................................................................................................
                                                                                                  Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário