segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Papa em audiência nesta segunda-feira:

Não entregar a vida
à lógica de mecanismos que decidem seu valor
“Justamente quando a humanidade possui capacidades científicas e técnicas para alcançar um bem-estar equitativamente difundido, observamos uma intensificação de conflitos e um aumento das desigualdades", disse Francisco em seu discurso.
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (25/02), na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes da assembleia plenária da Pontifícia Academia para a Vida que celebra seus vinte e cinco anos de fundação.
O Pontífice frisou que por ocasião do aniversário, enviou ao presidente do organismo vaticano, dom Vincenzo Paglia, no mês passado, a Carta Humana Communitas que recorda explicitamente o tema das “tecnologias emergentes e convergentes”.
“O que me motivou a escrever essa mensagem foi o desejo de agradecer todos os presidentes que assumiram a liderança da Academia e todos os membros pelo serviço competente e  pelo compromisso generoso de tutelar e promover a vida humana nesses vinte e cinco anos de atividades.”
Intensificação de conflitos e um aumento das desigualdades
“Conhecemos as dificuldades em que o nosso mundo se debate. O tecido das relações familiares e sociais parece se desgastar cada vez mais e se difunde a tendência do fechar-se em si mesmo e nos próprios interesses individuais, com graves consequências sobre a «grande e decisiva questão da unidade da família humana e seu futuro»”, disse Francisco, citando um trecho da Carta Humana Communitas.
Bênção à capelinha da Mãe e Rainha
O Papa chamou a atenção para um paradoxo dramático: “Justamente quando a humanidade possui capacidades científicas e técnicas para alcançar um bem-estar equitativamente difundido, observamos uma intensificação de conflitos e um aumento das desigualdades.”
“O desenvolvimento tecnológico nos permitiu resolver problemas até poucos anos insuperáveis. O “poder fazer” pode obscurecer quem faz e para quem se faz. O sistema tecnocrático baseado no critério da eficiência não responde às questões mais profundas que o homem se faz. Se de um lado não é possível dispensar seus recursos, de outro ele impõe a sua lógica a quem o utiliza.”
A técnica é característica do ser humano
“No entanto, a técnica é característica do ser humano”, ressaltou o Papa, e “não deve ser entendida como uma força que lhe é estranha e hostil, mas como um produto de seu talento, que garante as exigências do viver para si e para os outros. É uma modalidade especificamente humana de habitar o mundo.”
Papa Francisco, sempre afável
“No entanto, a evolução atual da capacidade técnica produz um encanto perigoso: em vez de entregar à vida humana os instrumentos  que melhoram a sua cura, corre-se o risco de entregar a vida à lógica de mecanismos que decidem seu valor. Essa inversão está destinada a produzir resultados nefastos: a máquina não se limita a dirigir-se sozinha, mas acaba guiando o homem. A razão humana é assim reduzida a uma racionalidade alienada dos efeitos, que não pode ser considerada digna do homem.”
Técnica a serviço da humanidade
O Papa enfatizou “os sérios danos causados ao planeta, nossa casa comum, pelo uso indiscriminado de meios técnicos”, destacando que “a bioética global é uma frente importante na qual trabalhar”.
Atenção às pessoas
“Ela expressa a consciência da profunda incidência dos fatores ambientais e sociais sobre a saúde e a vida. Tal abordagem está em sintonia com a ecologia integral, descrita e promovida na Encíclica Laudato si'”, sublinhou.
“A inteligência artificial, robótica e outras inovações tecnológicas devem ser usadas a fim de contribuir para o serviço da humanidade e para a proteção de nossa Casa comum, e não para o exato oposto, como infelizmente, preveem algumas estimativas. A dignidade inerente de todo ser humano deve estar firmemente colocada no centro de nossa reflexão e ação.”
Aliança ética em favor da vida humana
Francisco sublinhou que “é real o risco de o homem ser tecnologizado, em vez de a técnica ser humanizada”. “São atribuídas às “máquinas inteligentes” capacidades que são propriamente humanas”, ressaltou.
Acolhimento e afeto
Segundo o Papa, o “nosso compromisso, intelectual e especialista, será um ponto de honra para nossa participação na aliança ética em favor da vida humana”.
“Um projeto que agora, num contexto em que mecanismos tecnológicos cada vez mais sofisticados envolvem diretamente as qualidades humanas do corpo e da psique, torna-se urgente partilhar com todos os homens e mulheres comprometidos com a pesquisa científica e com o trabalho de cura. É uma tarefa difícil, certamente, dado o ritmo acelerado da inovação.”
Francisco concluiu, incentivando a todos a “prosseguir no estudo e na pesquisa a fim de que a obra de promoção e defesa da vida seja cada vez mais eficaz e fecunda”.
.............................................................................................................................................................
Sínodo amazônico:
Dimensão regional e universal em debate no Vaticano
O presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Cardeal Cláudio Hummes, participa do seminário no Vaticano e foi recebido pelo Papa Francisco na manhã de segunda-feira.

Cidade do Vaticano“Rumo ao Sínodo especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”: este é o título do seminário de três dias que teve início esta manhã (25/02) em Roma.
Organizado pelo Secretaria Geral do Sínodo, o evento se realiza no Instituto Maria Bambina, ao lado da colunata de Bernini, com a participação dos presidentes das Conferências Episcopais da região amazônica, bispos e especialistas provenientes também de outras áreas geográficas.
Com a presença de representantes de outros países, será possível evidenciar a relação entre a situação eclesial e ambiental específica da Amazônica e outros contextos territoriais semelhantes.
No primeiro dia, serão examinados alguns aspectos eclesiais e pastorais à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium; no segundo dia, serão debatidas questões relacionadas com a promoção da ecologia integral no horizonte da Encíclica Laudato si’; no último dia, será feita uma síntese das perspectivas emergidas e uma comunicação sobre o caminho de preparação ao Sínodo de outubro.
O tema do seminário, “dimensão regional e universal”, foi o aspecto ressaltado pelo presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Cardeal Cláudio Hummes, entrevistado por Cristiane Murray:
Eu creio que realmente é muito importante porque estamos preparando agora já mais de perto o Sínodo. Já terminou a fase da consulta, já fizemos as sínteses e agora se trata de aprofundar. E como sabemos que o Papa acentuava, é necessário fundamentar bem cientificamente, teologicamente, biblicamente, culturalmente. Então este seminário aqui é realmente especializado para isso. Creio que será um bom contributo e também universaliza cada vez mais o próprio Sínodo, que deve ser também universal, mas em primeiro lugar diretamente para a Pan-amazônia, e tem sua repercussão universal.
Audiência e data
Esta manhã, Dom Cláudio e os membros da Repam foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco. No final da manhã, foi divulgada a data do evento em outubro:
"A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos comunica que o Santo Padre Francisco convocou a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica de domingo 6 a domingo 27 de outubro de 2019, para refletir sobre o tema 'Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral'."
................................................................................................................................................
                                                                                                               Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário